DEZ PONTOS QUE PRECISAMOS DISCUTIR E REPENSAR NA PÓS-GRADUAÇÃO PÚBLICA
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.13380Palavras-chave:
Desafios da pós-graduação pública, Identidade dos programas, Produção, Avaliação, Credenciamento docente, Ciência abertaResumo
A Pós-Graduação pública no Brasil enfrenta o que talvez seja o momento mais crítico de toda a sua história. Mais do que o crescente sucateamento e corte de recursos, temos sido sistematicamente atacados, descredibilizados e perseguidos em diferentes espaços sociais. Neste artigo, apresento o meu entendimento sobre o cenário em que estamos e indico dez pontos críticos que precisam ser discutidos, mudados, ou superados na nossa pós-graduação pública. Dentre estes pontos estão a necessidade de revermos entendimentos sobre avaliação e produção, revisitarmos nossas normas e regimentos, reconhecermos as diferentes identidades dos programas, e investirmos na ciência aberta. O principal alerta que faço neste artigo é que, se ignorarmos esses pontos, continuaremos com uma estrutura distorcida e limitante que não nos permitirá avançar efetivamente mesmo com melhoras nos quadros político e econômico.
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