DEZ PONTOS QUE PRECISAMOS DISCUTIR E REPENSAR NA PÓS-GRADUAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13380

Palavras-chave:

Desafios da pós-graduação pública, Identidade dos programas, Produção, Avaliação, Credenciamento docente, Ciência aberta

Resumo

A Pós-Graduação pública no Brasil enfrenta o que talvez seja o momento mais crítico de toda a sua história. Mais do que o crescente sucateamento e corte de recursos, temos sido sistematicamente atacados, descredibilizados e perseguidos em diferentes espaços sociais. Neste artigo, apresento o meu entendimento sobre o cenário em que estamos e indico dez pontos críticos que precisam ser discutidos, mudados, ou superados na nossa pós-graduação pública. Dentre estes pontos estão a necessidade de revermos entendimentos sobre avaliação e produção, revisitarmos nossas normas e regimentos, reconhecermos as diferentes identidades dos programas, e investirmos na ciência aberta. O principal alerta que faço neste artigo é que, se ignorarmos esses pontos, continuaremos com uma estrutura distorcida e limitante que não nos permitirá avançar efetivamente mesmo com melhoras nos quadros político e econômico.

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Biografia do Autor

Roberto PEREIRA, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

rofessor Adjunto do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi Pesquisador Visitante no Informatics Research Centre da Universidade de Reading (UK) com Pós-doutorado no Instituto de Computação/UNICAMP, ambos com Projeto FAPESP. Vice-coordenador da Pós-Graduação em Informática da UFPR (2017-2022), foi editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e coordenador da Comissão Especial de IHC da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Atualmente, é Editor Chefe da SBC Horizontes Magazine e da SBC Journal on Interactive Systems (JIS). Principais interesses de pesquisa: Interação Humano-Computador, Sistemas de Informação, Informática na Educação, Semiótica Organizacional, Cultura e Valores no Design de Sistemas de Informação, Software Social e Web Social.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

PEREIRA, R. DEZ PONTOS QUE PRECISAMOS DISCUTIR E REPENSAR NA PÓS-GRADUAÇÃO PÚBLICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–26, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13380. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13380. Acesso em: 20 abr. 2024.