As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético

Autores

  • Amanda de Mattos PEREIRA MANO amanda_mattosbio@yahoo.com.br
    UNESP. Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.
  • Eliane Giachetto SARAVALI egsara@uol.com.br
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP.

DOI:

10.29286/rep.v23i54.1327

Palavras-chave:

Abstração reflexionante. Conhecimento social. Teoria piagetiana.

Resumo

O objetivo desse artigo foi investigar a construção da abstração reflexionante e relacioná-la à construção do conhecimento social. Para tanto, foram aplicados, a 60 estudantes, entre dez e 16 anos, dois instrumentos metodológicos: a) prova da construção das superfícies e perímetros dos retângulos, b) entrevista clínica sobre a origem da Terra e da vida. Os principais resultados apontam que os participantes se apresentaram em níveis mais elementares na construção da abstração reflexionante e na construção do conhecimento social, apesar da idade e escolarização avançadas. A análise estatística evidenciou uma relação altamente significativa entre a construção da abstração e do conhecimento social.

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Biografia do Autor

Amanda de Mattos PEREIRA MANO, UNESP. Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP. Docente de ciências e biologia da rede estadual de São Paulo.

Eliane Giachetto SARAVALI, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP.

Doutora em Educação pela UNICAMP, Docente do Departamento de Psicologia da Educação da UNESP.

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Publicado

2014-07-16

Como Citar

PEREIRA MANO, A. de M.; SARAVALI, E. G. As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 759–779, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1327. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1327. Acesso em: 5 nov. 2024.