As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético

Autores

  • Amanda de Mattos PEREIRA MANO amanda_mattosbio@yahoo.com.br
    UNESP. Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.
  • Eliane Giachetto SARAVALI egsara@uol.com.br
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v23i54.1327


Palavras-chave:

Abstração reflexionante. Conhecimento social. Teoria piagetiana.

Resumo

O objetivo desse artigo foi investigar a construção da abstração reflexionante e relacioná-la à construção do conhecimento social. Para tanto, foram aplicados, a 60 estudantes, entre dez e 16 anos, dois instrumentos metodológicos: a) prova da construção das superfícies e perímetros dos retângulos, b) entrevista clínica sobre a origem da Terra e da vida. Os principais resultados apontam que os participantes se apresentaram em níveis mais elementares na construção da abstração reflexionante e na construção do conhecimento social, apesar da idade e escolarização avançadas. A análise estatística evidenciou uma relação altamente significativa entre a construção da abstração e do conhecimento social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda de Mattos PEREIRA MANO, UNESP. Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.
    Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP. Docente de ciências e biologia da rede estadual de São Paulo.
  • Eliane Giachetto SARAVALI, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP.
    Doutora em Educação pela UNICAMP, Docente do Departamento de Psicologia da Educação da UNESP.

Referências

ARAÚJO, R. M. B. O desenvolvimento do pensamento econômico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental. 2007. 180 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

BARROSO, L. M. S. As ideias das crianças e adolescentes sobre seus direitos: um estudo evolutivo à luz da teoria piagetiana. 2000. 327f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

BURNHAM, K. P.; ANDERSON, D. R. Model selection and inference: a practical information-theoretic approach. New York: Springer, 1998.

CANTELLI, V. C. B. Um estudo psicogenético sobre as representações de escola em crianças e adolescentes. 2000. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

DELVAL, J. Aspectos de construcción del conocimiento sobre la sociedad. Educar, Curitiba, n. 30, p. 45-64, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n30/a04n30.pdf> . Acesso em: 21 mar. 2012.

______. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

______. La representacion infantil del mundo social. In: TURIEL, E.; ENESCO, I.;LINAZA, J. (Org.). El mundo social en la mente del niño. Madrid: Alianza, 1989.

______.; PADILLA, M. L. El desarrollo del conocimiento sobre la sociedad. In: LÓPEZ, F. et al. (Org.). Desarrolo afetivo y social. Madrid: Pirâmide, 1999.

______.; VILA, I. M. Los niños y Dios: ideas infantiles sobre la divinidad, los orígenes y la muerte. México: Siglo xxi, 2008.

DENEGRI, M.; DELVAL, J. Concepciones evolutivas acerca de la fabricación del dinero. I. Los niveles de comprensión. Investigación en la escuela, Sevilla, n. 48, p. 39-54, 2002.

FAGUNDES, A. J. F. M. Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1981.

MONTANGERO, J.; MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução. Tradução Tânia Marques e Fernando Becker. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. A percepção de crianças e adolescentes sobre cenas de violência urbana. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 119-140, 2013.

NOGUEIRA, C.; PAVANELLO, R. M. A abstração reflexionante e a produção do conhecimento matemático. Bolema, Rio Claro, n. 30, p. 111-130, 2008.

OTHMAN, Z. A. S. Compreensão da noção de lucro em crianças e adolescentes vendedores e não vendedores de rua de Curitiba. 2006. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

PIAGET, J. O raciocínio na criança. Tradução de Valerie Rumjanek Chaves. Rio de Janeiro: Distribuidora Record, 1967.

______. A representação do mundo na criança. Tradução Rubens Fiúza. Rio de Janeiro: Record, 1979.

______. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Tradução Fernando Becker e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

RICARDI, M. F.; ZAIA, L. L.; FERMIANO, M. A. B. M. Das relações entre superfícies e perímetros. [200-]. Inédito.

SARAVALI, E. G. et al. Desenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetiano. ETD – Educação temática digital, Campinas, v. 14, n. 2, p. 140-163, jul./dez. 2012.

TREVISOL, M. T. C. A construção do conhecimento social um estudo dos modelos organizadores do pensamento em sujeitos entre 8 e 14 anos. 2002. 242 f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano)- Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

2014-07-16

Como Citar

As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 759–779, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1327. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1327. Acesso em: 7 mar. 2025.