Do direito à educação em Pernambuco à luz das constituições brasileiras e dos censos demográficos

Autores

  • Alceu Ravanello FERRARO aferraro@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Allene Carvalho LAGE allenelage@Yahoo.com.br
    Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

10.29286/rep.v23i54.1291

Palavras-chave:

Direito à educação. Analfabetismo. Escolarização. Pernambuco.

Resumo

O trabalho busca avaliar o grau de efetivação do direito à educação no Estado de Pernambuco em confronto com o Estado de São Paulo e o Brasil como um todo, tendo como referência as normas das sucessivas constituições e tendo por base as informações educacionais dos censos demográficos. Distinguindo três períodos (da Constituição de 1824 ao Censo de 1890; deste ao Censo 1950e deste último ao Censo de 2010), a avaliação pôs em evidência a desigualdade educacional que se foi estabelecendo entre Pernambuco e São Paulo a partir do final do século XIX. Palavras-chave: Direito à educação. Analfabetismo. Escolarização. Pernambuco.

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Biografia do Autor

Alceu Ravanello FERRARO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália, 1969. Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Desde 2010, docente convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Apoio do CNPq.

Allene Carvalho LAGE, Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, 2006. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru. Pesquisadora do CNPq. Participou da elaboração do artigo no Estágio Pós-Doutoral Júnior desenvolvido na UFRGS, em 2012/1, sob supervisão do primeiro autor deste artigo. Apoio do CNPq,

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Publicado

2014-03-14

Como Citar

FERRARO, A. R.; LAGE, A. C. Do direito à educação em Pernambuco à luz das constituições brasileiras e dos censos demográficos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 919–939, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1291. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1291. Acesso em: 26 nov. 2024.