Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos

Autores

  • Antonio Igo Barreto PEREIRA igo.ufac@gmail.com
    Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Vera Lúcia BLUM verablum@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v23i54.1273


Palavras-chave:

Saberes e práticas docentes, Indisciplina escolar, Resistência, Relações de poder

Resumo

Esta exposição tem por objetivo apresentar algumas análises sobre as articulações dos saberes e práticas docentes no enfrentamento da indisciplina escolar. Foram examinados relatos de professores de uma escola pública da cidade de Cruzeiro do Sul-AC tendo como referência Foucault, Maffesoli e Freud, que tratam os comportamentos transgressores como produtos da dinâmica social e fontes de resistência ao totalitarismo. Os resultados foram: verificação de que não há como eliminar a indisciplina, pois ela é fruto das relações de poder próprias da escola; a postura moderada e democrática do professor pode amenizar os mal-estares e tensões da sala de aula. Palavras-chave: Saberes e Práticas Docentes. Indisciplina Escolar. Resistência. Relações de Poder.

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Biografia do Autor

  • Antonio Igo Barreto PEREIRA, Universidade Federal do Acre (UFAC)
    Mestre em Educação pela UFMT, Doutorando em Educação pela UFSCar e Professor de Psicologia da Educação do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC.
  • Vera Lúcia BLUM, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia, Instituto de Educação da UFMT.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 739–757, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1273. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1273. Acesso em: 26 mar. 2025.