CORPOS QUE RESISTEM: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA ESCOLA COMO LUGAR DA DISCIPLINA

Autores

Palavras-chave:

Disciplina, Educação, Corpos que resistem, Gênero, Sexualidades

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca do espaço escolar como local de produção de saberes que, ao fazerem o uso de dispositivos disciplinares, contribuem para a constituição de corpos docializados e úteis a um sistema de dominação hegemônico e que acabam por possibilitar a existência de corpos resistentes. Numa perspectiva teórico-metodológica que perpassa por alguns caminhos trilhados pelas teorias pós-críticas e teoria queer, empreenderemos algumas discussões tomando-se como referência pesquisas realizadas em escolas de Cuiabá. Análises acerca da relação entre Gênero, Sexualidades e Educação é nosso objeto, que visa desconstruir pensamentos conservadores que impossibilitam corpos resistentes.

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Biografia do Autor

Anelize Castedo FRANÇA, UFMT

Mestre em Sociologia – PPGS/UFMT/Cuiabá; Graduada em Ciências Sociais; Professora da Rede de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Luís Antonio Bitante FERNANDES, UFMT

Doutor em Sociologia – PPGS/UNESP/Ar. Docente da UFMT/CUA e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS/UFMT/Cuiabá; Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. 

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Publicado

2022-07-02

Como Citar

CASTEDO FRANÇA, A. .; BITANTE FERNANDES, L. A. CORPOS QUE RESISTEM: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA ESCOLA COMO LUGAR DA DISCIPLINA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12712. Acesso em: 5 nov. 2024.