EDUCAÇÃO FINANCEIRA APLICADA A SERVIDORES DA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12701

Palavras-chave:

Educação financeira, Controle das Finanças, Economizar, Investir

Resumo

O Brasil vive um momento de instabilidade econômica. Diante disso, o objetivo deste estudo foi, através da educação financeira, apresentar estratégias para que as pessoas eliminassem suas dívidas, poupassem e investissem seus excedentes financeiros. Para isso, foi ofertado um curso de educação financeira para um grupo de servidores de uma escola municipal de Goiânia, Goiás. Finalizada a formação, observou-se que os participantes passaram a controlar melhor suas finanças, diminuíram suas dívidas e passaram a guardar suas economias. Verificou-se que a educação financeira apresenta ferramentas e estratégias que permitem às pessoas fazer uma gestão saudável e responsável das suas finanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Appel COLVERO, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, Portugal (2018). Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás (2014). Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (2008).

Fleide Wilian Rodrigues ALVES, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2016) e graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008).

Referências

ACORDI, F. P. C. Finanças pessoais, endividamento familiar e qualidade de vida do servidor. [s.l.] Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.

ALVES, F. W. R. Aposentadoria: o novo começo, expectativa e realidade. [s.l.] Universidade Federal de Goiás, 2016.

ANNEGUES, A. C.; PORTO JÚNIOR, S.; FIGUEIREDO, E. Tamanho da turma e desempenho acadêmico dos universitários: evidência para a UFPB. Estudos econômicos, São Paulo, v. 50, n. 1. jan./mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-41615014ase. Acesso em: 06 maio 2021.

BACEN. Banco Central do Brasil. Relatório de Cidadania Financeira 2018. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/nor/relcidfin/index.html. Acesso em: 7 mar. 2021.

BACEN. Banco Central do Brasil. Relatório de Cidadania Financeira 2021. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/RIF/Relatorio_de_Cidadania_Financeira_2021.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei no. 8.112, de 11 de dezembro de 1990: dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasil -Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm. Acesso em: 12 mar. 2020.

BRASIL. Lei no. 10.820, de 17 de dezembro de 2003: dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento, e dá outras providências. Brasil - Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.820.htm. Acesso em: 12 mar. 2020.

BRASIL. Lei no. 10.953, de 27 de setembro de 2004: altera o art. 6o da Lei no 10.820, de 17 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento. Brasil - Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.953.htm. Acesso em: 12 mar. 2020.

BRASIL. Lei no. 13.172, de 21 de outubro de 2015: altera as Leis no. 10.820, de 17 de dezembro de 2003, 8.213, de 24 de julho de 1991, e 8.112, de 11 de dezembro de 1990, para dispor sobre desconto em folha de pagamento de valores destinados ao pagamento de cartão. Brasil - Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13172.htm. Acesso em: 4 abr. 2020.

BRASIL. Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020: Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. 2020a. Brasil - Presidência da República - Secretaria-Geral - Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10393.htm. Acesso em: 8 de set. 2022.

BRASIL. Lei nº 14.013, de 10 de junho de 2020: Dispõe sobre o valor do salário-mínimo a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2020; e dá outras providências. 2020b. Brasil - Presidência da República - Secretaria-Geral - Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14013.htm. Acesso em: 13 de set. 2022.

BRITO, M. J. Livre-se das dívidas: como negociar, pagar e evitar. São Paulo, SP, Brasil: DPL - Editora e Distribuidora de Livros LTDA, 2007.

CAMARANO, A. A. Os dependentes da renda dos idosos e o Coronavírus: órfãos ou novos pobres? Brasília, DF, Brasil: Livraria Ipea, 2020.

CARRARO, W. B. W. H.; RODRIGUES, M. D.; ALLGAIER, J. F. Educação financeira em tempos de Covid-19. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 58-65, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/123346. Acesso em: 10 set. 2022.

CERBASI, G. A riqueza da vida simples. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

CNDL/SPC. Educação Financeira: Gestão do orçamento Pessoal. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/noticia/7176. Acesso em: 30 mai. 2021.

COLETTE, M. M. Contribuições da pesquisa - ação para o exercício da função social da Universidade. [s.l.] Universidade do Grande Rio. Prof. José de Souza Herdy, 2017.

COUTINHO, C. P.; SOUSA, A.; DIAS, A.; BESSA, F.; FERREIRA, M. J.; VIEIRA, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura, v. XIII, n. 2, p. 445-479, 2009. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/10148. Acesso em: 5 set. 2022.

COUTINHO, C. P. Metodologia de investigação em ciências humanas e sociais: Teoria e prática. Coimbra: Almedina, 2011.

DEMIRGÜÇ-KUNT, A. et al. The Global Findex Database. Washington, DC, Estados Unidos da América, 2018.

DIAS, L. C. D. O correspondente bancário como estratégia de reorganização de redes bancárias e financeiras no Brasil. GEOUSP - Espaço e Tempo, v. 21, n. 2, 2017.

DILELIO, R. C.; WOLLMANN, R. J. Impacto social do superindividamento dos servidores públicos. Revista Parajás. v. 5, n. 1. 2022. Disponível em: https://revista.institutoparajas.org/index.php/parajas/article/view/67/110. Acesso em: 9 de set. 2022.

DOMINGOS, R. Terapia financeira: a educação financeira como método para realizar seus sonhos. São Paulo, SP, Brasil: Editora Gente, 2008.

DOMINGOS, R. Terapia Financeira: realize seus sonhos com Educação Financeira. Editora DSOP, 2013.

DOS SANTOS, L. B. Empréstimo consignado: o endividamento dos aposentados e pensionistas do INSS. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Mapeamento de iniciativas de educação financeira abril/2018. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Mapeamento_2018.pdf. Acesso em: 5 set. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Paz e Terra, 1983.

HALLES, C. R.; SOKOLOWSKI, R.; HILGEMBERG, E. M. O planejamento financeiro como instrumento de qualidade de vida. Curitiba, PR, Brasil, 2007. Disponível em: http://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-seap@cec5b39d-a681-49a3-9b33-f613303c0931#:~:text=Por%20meio%20do%20planejamento%20%C3%A9,com%20maior%20tranq%C3%BCilidade%20eventuais%20problemas. Acesso em: 19 jun. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Brasília, DF, Brasil, 2020.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Indicadores mensais do mercado de trabalho - junho de 2022. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/220804_nota10_indicadores_mensais_mercado_trabalho_jun22.pdf. Acesso em: 3 set. 2022.

KNUTH, V. Engenharia Econômica e Finanças. Indaial, SC, Brasil: Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2010.

LUCINDO, D. S. Engenharia Econômica: a relação entre classe social e distúrbios financeiros. [s.l.] Universidade de Brasília, 2019.

MATOS, V. de M. et al. Educação Financeira como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular. Revista Fatec Zona Sul, São Paulo, SP. v. 8, n. 3, fev. 2022. Disponível em: http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/view/524. Acesso em: 07 set. 2022.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOTTA, R. da R. et al. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

NATALI, R. Lucro FC: aprenda o esquema tático para conquistar a independência financeira. São Paulo: Edição do Autor, 2017.

OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Paris, France: OECD Publishing, 2005.

OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Advancing National Strategies for Financial Education. 2013. Disponível em: https://www.oecd.org/finance/financial-education/G20_OECD_NSFinancialEducation.pdf. Acesso em: 3 set. 2022.

PEREIRA, A. S. et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/02/Metodologia-da-Pesquisa-Cientifica_final.pdf. Acesso em: 08 set. 2022.

PERLIN, M. S. Poupando e investindo em renda fixa: Uma abordagem baseada em dados. Publicação independente, 2019.

RAIZER, R. dos S. A inserção da educação financeira em ações de extensão: um estudo nas universidades públicas. [s.l.] Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2021.

SERASA EXPERIAN. Relatório Macroeconômico Serasa Experian - 2o Trimestre de 2020. São Paulo, SP, Brasil: 2020. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/blog/relatorio-macroeconomico-do-2o-trimestre-de-2020. Acesso em: 16 ago. 2020.

SERASA EXPERIAN. Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil. 2022. Disponível em: https://www.serasa.com.br/assets/cms/2022/MKTECS-965-Mapa-da-inadimplencia-JUNHO.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.

SOARES NETO, H. F.; FARIAS PINHEIRO, L. I.; FERREIRA FERRAZ, M. I. O Pobre Na Mira Do Crédito: Assistência Social e Financeirização no Brasil. Perspectivas em Políticas Públicas. v. 13, n. 26, p. 229-261, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/4994. Acesso em: 3 set. 2022.

VIANA, S. R. R. Crédito consignado e endividamento dos servidores técnico- administrativos: uma análise econômica da situação da Universidade de Brasília. [s.l.] Universidade de Brasília, 2020.

YIN, R. K. O Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZOTTEL, S.; GRADSTEIN, H. L. Integrating Financial Capability into Government Cash Trasfer Programs. The World Bank. Washington - DC, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10986/30116. Acesso em: 8 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

APPEL COLVERO, D. .; RODRIGUES ALVES, F. W. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA APLICADA A SERVIDORES DA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12701. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12701. Acesso em: 5 nov. 2024.