Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas
DOI:
10.29286/rep.v22i51.1267Palavras-chave:
Políticas de Currículo. Formação Inicial de Professores. Ciências Biológicas. Sentidos de Teoria e Prática.Resumo
O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.Downloads
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