Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas

Autores

  • Leticia TERRERI leterreri@gmail.com
    Faculdade de Educação UFRJ
  • Marcia Serra FERREIRA mserra@ufrj.br
    Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), professora da FE/UFRJ e do PPGE/UFRJ, bolsista CNPq, JCNE/

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1267

Palavras-chave:

Políticas de Currículo. Formação Inicial de Professores. Ciências Biológicas. Sentidos de Teoria e Prática.

Resumo

O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.

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Biografia do Autor

Leticia TERRERI, Faculdade de Educação UFRJ

Doutoranda em Educação (PPGE/UFRJ), professora da FE/UFRJ e integrante do Núcleo de Estudos deCurrículo (NEC/UFRJ). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Avenida Pasteur, 250 fundos, sala A-111.Rio de Janeiro-RJ. CEP: 22290-240. Tel.: (21) 2225-4152. E-mail: 

Marcia Serra FERREIRA, Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), professora da FE/UFRJ e do PPGE/UFRJ, bolsista CNPq, JCNE/

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), professora da FE/UFRJ e do PPGE/UFRJ, bolsista CNPq, JCNE/FAPERJ e coordenadora do NEC/UFRJ. Avenida Pasteur, 250 fundos, sala A-111. Rio de Janeiro-RJ. CEP:22290-240. Tel.: (21) 2295-3246.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

TERRERI, L.; FERREIRA, M. S. Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 999–1020, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1267. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática