Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática

Autores

  • Jeferson Gomes Moriel JUNIOR jeferson.moriel@cba.ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT http://www.ufmt.br
  • Gladys Denise WIELEWSKI gladysdw@brturbo.com.br
    UNIVERISDADE FEDERAL DE MATO GROSSO http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1266

Palavras-chave:

Por quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte.

Resumo

Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? – tipo Conceitual –, quanto em termos de conteúdo matemático – Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.

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Biografia do Autor

Jeferson Gomes Moriel JUNIOR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Docente de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso –UFMT / REAMEC. Endereço: Av. São Sebastião, n. 3254, apto.14, Santa Helena, Cuiabá-MT. CEP78045-000. Tel.: (65) 8112-1100.

Gladys Denise WIELEWSKI, UNIVERISDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pós-Doutora em História da Educação Matemática, Orientadora de Doutorado em Educação em Ciênciase Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT / REAMEC, Orientadora de Mestradoem Educação da UFMT e Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de MatoGrosso – UFMT em Cuiabá. Endereço: Rua 45, nº 540, Bairro Boa Esperança, Cuiabá-MT. CEP 78068-495.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

MORIEL JUNIOR, J. G.; WIELEWSKI, G. D. Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 975–998, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1266. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática