História da disciplina Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curriculares

Autores

  • Estela Natalina Mantovani BERTOLETTI estelanmb@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1265

Palavras-chave:

História do Ensino de Língua Portuguesa. História das Disciplinas Escolares. Propostas Curriculares. História de Mato Grosso do Sul

Resumo

Apresentam-se resultados finais de pesquisa de Pós-Doutorado, cujo tema é a história do ensino de língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (MS), analisada a partir de um estudo de propostas curriculares para esse ensino entre 1977 e 2008. Dos resultados, pode-se sintetizar: em MS as propostas curriculares de língua portuguesa estão em consonância com a época em que foram produzidas e com o discurso de ponta sobre o ensino dessa língua, porém, a política educacional que normatiza é sempre taxativa, atendendo a questões externas ao processo educacional e não as necessidades construídas no cotidiano da escola.

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Biografia do Autor

Estela Natalina Mantovani BERTOLETTI, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação (UNESP/Marília). Estágio de Pós-Doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). Membro do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPHELLB).Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.Av. João Rodrigues de Melo, s/n – Bairro Santa Mônica, Paranaíba-MS. CEP: 79.500-000. Tel.: (67)3503-1006 (UEMS). E-mail: .Resultado de pesquisa desenvolvida em Estágio de Pós-Doutorado, sem financiamento, vinculada aoGrupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE). Cadastrado no CNPqe certificado pela UNESP. Líder: Rosa Fátima de Souza.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

BERTOLETTI, E. N. M. História da disciplina Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curriculares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 951–972, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1265. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1265. Acesso em: 5 nov. 2024.