Concepções e práticas socioambientais: o que pensam estudantes universitários brasileiros e portugueses

Autores

  • Nelma BALDIN nelma@univille.br
    Univille – Rua Paulo Malschitzki, 10 Campus Universitário, Zona Industrial – 89219-710. Joinville (SC)
  • Cristina ALBUQUERQUE crisalbuquerque@fpce.uc.pt
    Universidade de Coimbra (Portugal)

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1264

Resumo

O artigo discute os fundamentos apontados por estudantes universitários, num estudo aplicado na Universidade da Região de Joinville – Univille (Brasil) e na Universidade de Coimbra (Portugal). A pesquisa analisou as concepções e as práticas ambientais e socioculturais dos estudantes, representantes estudantis, entrevistados no Brasil e em Portugal. As manifestações transcorreram sobre os domínios da ética, da sustentabilidade socioambiental e da política, considerandose as contradições possíveis entre os dois países. A partir de uma discussão crítica da noção de cidadania ecológica que transpareceu nas falas desses estudantes, analisou-se as dimensões da conscientização e da responsabilidade individual ou coletiva no domínio socioambiental.

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Biografia do Autor

Nelma BALDIN, Univille – Rua Paulo Malschitzki, 10 Campus Universitário, Zona Industrial – 89219-710. Joinville (SC)

Doutora em Educação. Mestre em História. Professora do Curso de Mestrado em Saúde e Meio Ambiente e do Mestrado em Educação da Univille. Endereço Profissional: Univille – Rua Paulo Malschitzki, 10 Campus Universitário, Zona Industrial – 89219-710. Joinville (SC).

Cristina ALBUQUERQUE, Universidade de Coimbra (Portugal)

Doutora em Letras pela Universidade de Fribourg (Suiça), na área de especialidade Trabalho Social e Política Social. Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE-UC) da Universidade de Coimbra (Portugal). Endereço Profissional: FPCE-UC, Rua do Colégio Novo, 3001-802Coimbra, Portugal. Tel.: (35) 1239851450.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

BALDIN, N.; ALBUQUERQUE, C. Concepções e práticas socioambientais: o que pensam estudantes universitários brasileiros e portugueses. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 929–948, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1264. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1264. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território