As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil

Autores

  • Jane Teresinha Domingues COTRIN janecotrin@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Marilene Proença Rebello de SOUZA marileneproenca@hotmail.com
    Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1262

Palavras-chave:

Psicologia e Educação. Deficiência Mental. Educação Especial. Psicometria.

Resumo

O estudo realizado buscou elementos históricospara a compreensão de como as ciênciaspsicológicas se inseriram na Educação Especial e fundamentaram suas práticas, re-inventandoum novo fenômeno escolar: a deficiência mental.Para isso, além da investigação teórica, foirealizada uma pesquisa de campo no InstitutoPestalozzi de Belo Horizonte, considerado umadas primeiras escolas de Educação Especial dopaís. A análise foi baseada na perspectiva histórico-crítica em Psicologia. Dos estudos realizados,concluiu-se que as pesquisas e práticas efetivadaspela Psicologia Moderna, ao re-inventarem umadeficiência, reiteraram as políticas capitalistaindustriaisno início do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Teresinha Domingues COTRIN, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga; mestre em Educação (UNESP, Marília); doutora em Psicologia Escolar e do DesenvolvimentoHumano (Instituto de Psicologia da USP); membro da Comissão de Educação do Conselho Regionalde Psicologia – 18ª Região; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação de MatoGrosso. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da UFMT, campusCuiabá. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá,MT.

Marilene Proença Rebello de SOUZA, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo

Psicóloga; doutora e livre-docente em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP);coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano(IPUSP) e do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar da USP.Endereço profissional: Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco G, sala 19 A, Instituto de Psicologia daUniversidade de São Paulo, São Paulo.

Referências

ALBERTI, S. Crepúsculo da alma: a Psicologia no Brasil no século XIX. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003.

ANTIPOFF, H. Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff. Belo Horizonte: Imprensa Oficial/Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 1992a (Volume 1).

______. Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff. Belo Horizonte: Imprensa Oficial/Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 1992b. (Volume 3).

ANTUNES, M. A. M. (Org.). História da Psicologia no Brasil: primeiros ensaios. Rio de Janeiro: EdUerj/Conselho Federal de Psicologia, 2004.

BUENO, J. G. S. Educação Especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993.

CAMPOS, M. A Educação Especial na rede pública estadual de Belo Horizonte: redescobrindo Helena Antipoff. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, UNICAMP, 1997. 124 p.

CAMPOS, R. H. F. Psicologia e ideologia: um estudo da formação da Psicologia educacional em Minas Gerais. 1980. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de

Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, UFMG, 1980. 91 p.

______. (Org.). Helena Antipoff: textos escolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo; Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia, 2002.

FERREIRA, C. M. R. J. Estudo sobre anormalidade escolar em Alfred Binet. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PERCURSOS E DESAFIOS DA PESQUISA E DO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6, 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade

Federal de Uberlândia, 2006. Disponível em: <http://www.faced.ufu.br/

colubhe06/anais/arquivos/eixo4.htm>. Acesso em: 26 mar. 2008.

JANNUZZI, G. S. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.

LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova. 14. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ/Conselho Federal de Psicologia, 2002.

PATTO, M. H. S. Para escrever uma história da Psicologia: contribuição a partir de uma experiência. In: SEMINÁRIO DE HISTORIOGRAFIA DA PSICOLOGIA, 1., 2000, São Paulo. Anais... São Paulo: Instituto de Psicologia da USP/GEHPAI/FAPESP, 2000a.

______. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000b.

PROENÇA, M. As contribuições dos estudos etnográficos na compreensão do fracasso escolar no Brasil. In: MACHADO, A. M.; PROENÇA, M. (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. 4. ed. São Paulo: Casa do

Psicólogo, 2004.

ROSENTHAL, R.; JACOBSON, L. Profecias auto-realizadoras em sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da capacidade intelectual dos alunos. In: PATTO, M. H. S. (Org.). Introdução à

Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiróz, 1989.

SOUZA, M. L. A concepção e o atendimento escolar destinado ao deficiente mental: um estudo dos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental (1925-1947). Dissertação (Mestrado em Psicologia)– Universidade Estadual de Maringá.

Maringá, 2007.123 p.

SOUZA, M. L.; BOARINI, M. L. A deficiência mental na concepção da Liga Brasileira de Higiene Mental. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 14, n. 2, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2013-09-28

Como Citar

COTRIN, J. T. D.; SOUZA, M. P. R. de. As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 881–899, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1262. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1262. Acesso em: 27 abr. 2024.