As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil

Autores

  • Jane Teresinha Domingues COTRIN janecotrin@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Marilene Proença Rebello de SOUZA marileneproenca@hotmail.com
    Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1262

Palavras-chave:

Psicologia e Educação. Deficiência Mental. Educação Especial. Psicometria.

Resumo

O estudo realizado buscou elementos históricospara a compreensão de como as ciênciaspsicológicas se inseriram na Educação Especial e fundamentaram suas práticas, re-inventandoum novo fenômeno escolar: a deficiência mental.Para isso, além da investigação teórica, foirealizada uma pesquisa de campo no InstitutoPestalozzi de Belo Horizonte, considerado umadas primeiras escolas de Educação Especial dopaís. A análise foi baseada na perspectiva histórico-crítica em Psicologia. Dos estudos realizados,concluiu-se que as pesquisas e práticas efetivadaspela Psicologia Moderna, ao re-inventarem umadeficiência, reiteraram as políticas capitalistaindustriaisno início do século XX.

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Biografia do Autor

Jane Teresinha Domingues COTRIN, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga; mestre em Educação (UNESP, Marília); doutora em Psicologia Escolar e do DesenvolvimentoHumano (Instituto de Psicologia da USP); membro da Comissão de Educação do Conselho Regionalde Psicologia – 18ª Região; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação de MatoGrosso. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da UFMT, campusCuiabá. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá,MT.

Marilene Proença Rebello de SOUZA, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo

Psicóloga; doutora e livre-docente em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP);coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano(IPUSP) e do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar da USP.Endereço profissional: Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco G, sala 19 A, Instituto de Psicologia daUniversidade de São Paulo, São Paulo.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

COTRIN, J. T. D.; SOUZA, M. P. R. de. As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 881–899, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1262. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1262. Acesso em: 5 nov. 2024.