Ensino e interdisciplinaridade: o que expressam registros, discursos e práticas

Autores

  • Antonio Serafim PEREIRA asp@unesc.net
    PPGE/UNESC Criciúma-SC

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1260

Palavras-chave:

Inovação. Ensino. Interdisciplinaridade. Etnografia.

Resumo

O presente trabalho descreve o estudo etnográfico que buscou compreender os significados da inovação pretendida na proposta pedagógica de uma escola gaúcha, pertinentes à interdisciplinaridade, expressos nos documentos, falas e práticas docentes. Dos documentos emergiram referências de que a interdisciplinaridade visa superar a visão fragmentária do conhecimento. Para os professores (questionários), a interdisciplinaridade está associada a trabalho cooperativo. Em aula (observação participante), o conhecimento se movimentou entre a orientação disciplinar, multi e interdisciplinar. A metodologia interdisciplinar desenvolvida se situou numa perspectiva de transmissão, circunstancialidade, mediação ou ausência. As entrevistas com os professores, por sua vez, reafirmaram suas compreensões iniciais sobre o tema.

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Biografia do Autor

Antonio Serafim PEREIRA, PPGE/UNESC Criciúma-SC

Mestre em Educação (PUC-RS), Doutor em Educação (USC, Espanha) e Pós-doutor em CiênciasHumanas e Sociais (UBA, Argentina). Linha de pesquisa: Formação e Gestão em Ambientes educativos.Coordenador do FORGESB – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Gestão na EducaçãoBásica, PPGE/UNESC, Av. Universitária, 1105, Criciúma-SC, CEP: 88806-000.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

PEREIRA, A. S. Ensino e interdisciplinaridade: o que expressam registros, discursos e práticas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 837–854, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1260. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1260. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores