A ENTRADA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS SOBRE OS MOTIVOS DE ESCOLHA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12517

Palavras-chave:

Graduação, Formação de professores, Pierre Boudieu, Bernard Lahire

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo contextualizar e discutir a partir da literatura revisada os fatores que influenciaram os ingressos a optarem pelo curso de Educação Física, sobretudo a Licenciatura, à luz do quadro teórico de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Metodologicamente, empregou-se uma revisão de literatura narrativa de natureza exploratória, descritiva e crítica de 24 artigos no indexador Google Scholar conjuntamente aos quadros teóricos previamente citados. Concluiu-se que esses fatores se referem ao gosto por esportes e/ou atividades físicas seguido da influência do professor de Educação Física da Educação Básica.

Downloads

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Almeida GOMES, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Educação Física e Desporto / UFRRJ – DEFD, Seropédica, RJ.

Graduado em Licenciatura em Educação Física. Membro do grupo de pesquisa Laboratório Multiprofissional de Estudos em Educação e Humanidades (Lab-EDUCH) da UFRRJ.

Gustavo da Motta SILVA, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor em Educação. Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

Francis Natally de Almeida ANACLETO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Educação Física e Desporto / UFRRJ – DEFD, Seropédica, RJ.

Doutor em Ciências da Educação. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

ALCALÁ, D. H.; CALVO, G. G.; PUEYO, A. P. ¿ Por qué quiero ser profesor de educación física?: Análisis del cambio de percepción durante la formación universitaria y los primeros años de la carrera docente. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 1-14, 2020.

AL-RAWAHI, N.; AL-YARABI, A. The Relationship between Attitudes toward Participation in Physical Activities and Motives for Choosing Teaching Physical Education as a Career. International Journal of Instruction, s/l, v. 6, n. 2, p. 177-192, 2013.

BAPTISTA, G. G. A Formação de Professores na Escola de Educação Física e Desportos de 1979 a 1985: a educação do corpo e os territórios de diálogo. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BAPTISTA, G. G. As marcas de um campo de debate: os testes de Aptidão Física na Escola de Educação Física e Desportos-UFRJ(1968-1990). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BORGES, C. O.; BENELI, L. M. Licenciatura ou Bacharelado: uma discussão acerca dos motivos capazes de influenciar tal escolha em Educação Física. Revista digital Lecturas: Educación Física y Desportes, Buenos Aires, s/v., n. 166, 2012.

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.

BOURDIEU, P. Os usos da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

COLOMBO, H. La formación docente en Educación Física desde la perspectiva de los deportes. SaDe-Revista de Ciencias de la Salud y el Deporte, Buenos Aires, n. 1, p. 19-27, 10 nov. 2018.

FERNANDES, P. Y. M.; NASCIMENTO, A.; FOLLE, A. Aderência e satisfação com o curso de Licenciatura em Educação Física. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 01, p. 29-40, 2020.

JUNIOR, L. G. et al. Formación de profesores en Educación Física en Brasil: comprensión de estudiantes noveles de la Universidad Federal de San Carlos. Estudios Pedagógicos, Chile, v. 40, n. 1, p.87-103, 2014.

KRONBAUER, C. P.; KRUG, H. N. O processo de construção da identidade profissional docente antes e durante um curso de Licenciatura em Educação Física. Ensino em Re-Vista, Uberlância, v. 21, n. 2, p. 395-408, 2014.

KRUG, H.N.; KRUG, R. R. Os diferentes motivos da escolha da Licenciatura em Educação Física pelos acadêmicos do CEFD/UFSM. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, s/v., n. 123, p.1-9, 2008.

KRUG, H. N. Apontamentos Sobre os Motivos da Escolha Da Profissão Professor... De Educação Física. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-14, 2019.

KRUG, H. N. O percurso da vida escolar básica e a relação com a escolha profissional dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n. 141, p. 1-10, 2010.

KRUG, H. N. et al. Expectativas de Atuação Profissional de Acadêmicos Ingressantes e Concluintes no Curso de Licenciatura em Educação Física. BIOMOTRIZ, Cruz Alta, v. 11, n. 2, p. 84-108, 2017a.

KRUG, H. N. et al. As percepções de acadêmicos ingressantes na licenciatura em Educação Física sobre si mesmos e a profissão docente. Diálogo, Canoas, n. 36, p. 95-106, 2017b.

KRUG, H. N. et al. A (in)satisfação com a escolha profissional de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em diversos momentos da formação inicial. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-15, 2017c.

KRUG, H. N. et al. A docência na visão de futuros professores de Educação Física. Saberes, Natal, v. 1, n. 10, p. 186-212, 2014.

KRUG, R. R.; KRUG, H. N. Os Motivos da Escolha da Profissão: Licenciatura ou Bacharelado Em Educação Física. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p.1-10, 2017.

LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, p. 1-344, 2004.

LIMA, T.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis, Florianópolis, v. 10, n. spe, p. 37-45, 2007.

LUGUETTI, C. et al. Perspectivas dos Futuros Profissionais da Faculdade de Educação Física de Santos-Sp: Novas Tendências. Conexões, Campinas, v. 3, n. 1, p. 58-71, 2005.

MASCHIO, V. et al. As motivações para a escolha do curso de Licenciatura em Educação Física: um diálogo com acadêmicos em formação inicial. Boletim Brasileiro de Educação Física, Brasília, s/v., n. 73, p. 1-9, 2009.

PADILLA-CARMONA, M. T.; MARTÍNEZ-GARCÍA, I. Influences, values and career aspirations of future professionals in education: a gender perspective. Educational Review, Londres, v. 65, n. 3, p. 357-371, 2013.

RAZEIRA, M. B. et al. Os motivos que levam à escolha do curso de Licenciatura Em Educação Física e as pretensas áreas de atuação. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 124-136, 2014.

RONSPIES, S. Who wants to be a Physical Education Teacher? A Case Study of a Non-traditional Undergraduate Student in a Physical Education Teacher Education Program. The Qualitative Report, Flórida, v. 16, n. 6, p. 1669-1687, 2011.

SPITTLE, M.; JACKSON, K.; CASEY, M. Applying self-determination theory to understand the motivation for becoming a physical education teacher. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 25, ed. 1, p. 190-197, 2009.

SPITTLE, M.; SPITTLE, S. Content of curriculum in physical education teacher education: expectations of undergraduate physical education students. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, Londres, v. 44, n. 3, p. 257-273, 2016.

SILVA, G. M. Quando o aluno se torna professor universitário: trajetórias de professores da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (1976-1989). Rio de Janeiro: Tese (Doutorado em Educação), FE/PUC, 2018.

TURRA, B.; COSTA, C. S.; ROSSI, F. Concepções de ser professor e motivos de escolha pela docência em Educação Física. Revista Entreideias, Salvador, v. 8, n. 3, 2019.

VALENCIA, R. T. M. et al. Percepción del concepto de Educación Física en los estudiantes de primer año de la licenciatura en Educación Física y Deporte. Campo Abierto, Espanha, v. 30, n. 2, p. 11-22, 2011.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

GOMES, C. . E. de A. .; SILVA, G. da M.; ANACLETO, F. N. de A. A ENTRADA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS SOBRE OS MOTIVOS DE ESCOLHA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–23, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12517. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12517. Acesso em: 25 nov. 2024.