A ENTRADA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS SOBRE OS MOTIVOS DE ESCOLHA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12517

Palavras-chave:

Graduação, Formação de professores, Pierre Boudieu, Bernard Lahire

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo contextualizar e discutir a partir da literatura revisada os fatores que influenciaram os ingressos a optarem pelo curso de Educação Física, sobretudo a Licenciatura, à luz do quadro teórico de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Metodologicamente, empregou-se uma revisão de literatura narrativa de natureza exploratória, descritiva e crítica de 24 artigos no indexador Google Scholar conjuntamente aos quadros teóricos previamente citados. Concluiu-se que esses fatores se referem ao gosto por esportes e/ou atividades físicas seguido da influência do professor de Educação Física da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Almeida GOMES, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Educação Física e Desporto / UFRRJ – DEFD, Seropédica, RJ.

Graduado em Licenciatura em Educação Física. Membro do grupo de pesquisa Laboratório Multiprofissional de Estudos em Educação e Humanidades (Lab-EDUCH) da UFRRJ.

Gustavo da Motta SILVA, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor em Educação. Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

Francis Natally de Almeida ANACLETO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Educação Física e Desporto / UFRRJ – DEFD, Seropédica, RJ.

Doutor em Ciências da Educação. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

GOMES, C. . E. de A. .; SILVA, G. da M.; ANACLETO, F. N. de A. A ENTRADA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS SOBRE OS MOTIVOS DE ESCOLHA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–23, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12517. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12517. Acesso em: 5 nov. 2024.