O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.12470

Palavras-chave:

Abandono docente, Educação superior, Professoras iniciantes, Pedagogia universitária

Resumo

No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.

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Biografia do Autor

Mauro Volney GIULIATO, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação. Psicólogo. Psicólogo clínico em Concórdia – Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Nadiane FELDKERCHER, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Pedagoga. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, em Maringá - Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino (PPGEd-Unoesc).

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

VOLNEY GIULIATO, M. .; FELDKERCHER, N. . O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–22, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12470. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470. Acesso em: 1 maio. 2024.