Representações sociais sobre bullying no cotidiano de escolas públicas de educação básica

Autores

  • Romilda Teodora ENS romilda.ens@pucpr.br
    Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (PUCPR).
  • Ana Maria EYNG ana.eyng@pucpr.br
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR)
  • Maria Lourdes GISI maria.gisi@pucpr.br
    Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (PUCPR).

DOI:

10.29286/rep.v22i50.1243

Palavras-chave:

Representações Sociais. Bullying. Educação Básica.

Resumo

Este estudo objetivou identificar as representações sociais sobre bullying de 489 alunos, 51 professores, 24 gestores, 47 funcionários e 148 pais, num total de 759 participantes, em sete municípios, 14 escolas públicas de educação básica do Paraná. Analisa as atitudes mais frequentes de profissionais da escola quando da ocorrência do fenômeno no cotidiano escolar. O aporte teórico das representações sociais possibilitou levantar os significados atribuídos ao bullying pela comunidade escolar, revelando o modo como este grupo incorporou os conceitos advindos da literatura. As representações dos profissionais da escola indicam dificuldade em lidar com o bullying, pelo desenvolvimento de ações individualizadas.

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Biografia do Autor

Romilda Teodora ENS, Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (PUCPR).

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora Titular da Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando doCIERS-Ed (Centro Internacional em Representações Sociais e Subjetividade – Educação). Endereço etelefone profissional: Rua Imaculada Conceição, 1155. Prado Velho. CEP: 80 942-980. Tel.: (41)3271-1655. E-mail: <>.

Ana Maria EYNG, Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR)

Doutora em Pedagogia pela UAB. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR), Coordenadora da linha de História e Políticas da Educação e do Observatório de Violênciasnas Escolas na PUCPR. Endereço e telefone profissional: Rua Imaculada Conceição, 1155. Prado Velho.CEP: 80 942-980. Tel.: (41)3271-1655. E-mail: <

Maria Lourdes GISI, Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (PUCPR).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Professora Titular da Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (PUCPR). Decana da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. Endereço etelefone profissional: Rua Imaculada Conceição, 1155. Prado Velho. CEP: 80 942-980.

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Publicado

2013-09-14

Como Citar

ENS, R. T.; EYNG, A. M.; GISI, M. L. Representações sociais sobre bullying no cotidiano de escolas públicas de educação básica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 785–808, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i50.1243. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1243. Acesso em: 12 nov. 2024.