OS NÚMEROS FRACIONÁRIOS NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: LINGUAGENS, REPRESENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.12427

Palavras-chave:

Ensino de Frações, Apoio Pedagógico, Comunicação, Interação

Resumo

Este estudo apresenta a análise das construções de uma aluna do 4º ano do ensino fundamental, sobre a representação e a compreensão de número fracionário. A partir da negociação de significados, entre a aluna e a pesquisadora, em nove encontros online do trabalho de apoio pedagógico à aprendizagem da Matemática de uma escola pública, em Cuiabá, realizados individualmente pela ferramenta WhatsApp, conclui-se que os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática pressupõem a apresentação da linguagem formal da área, com o apoio da linguagem natural e outras estratégias de representação, para que os alunos atribuam sentido ao conhecimento matemático.

 

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Biografia do Autor

Sueli FANIZZI, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutoranda, Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área temática Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática, e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá), atuando como docente nos componentes disciplinares de Metodologia de Matemática e Estágio Supervisionado. Foi professora contratada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2016 e 2017. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GRUPEMAI). Coordenadora de Projetos de Pesquisa e de Extensão, de abrangência local e nacional, voltados à formação de professores que ensinam Matemática e à aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Autora da Coleção Porta Aberta para o Mundo - Ciências, da Editora FTD Educação.

Vanessa Lacerda TAROUCO, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2012) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atuou como professora na rede privada de ensino em Cuiabá nos anos de 2012 a 2014 e 2017. Foi professora substituta na UFMT no período de março de 2018 à março de 2020, atuando no curso de Pedagogia com a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática e em cursos de licenciatura com a disciplina de Didática Geral e Organização e Funcionamento da Educação Básica. Ao longo de 2019 participou do Projeto de Extensão "A Matemática pela via da ludicidade". Atualmente é professora da rede municipal de Cuiabá, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática dos Anos Iniciais - GRUPEMAI e preceptora no projeto de Residênca Pedagógica da UFMT.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

FANIZZI, S.; TAROUCO, V. L. OS NÚMEROS FRACIONÁRIOS NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: LINGUAGENS, REPRESENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 325–352, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.12427. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12427. Acesso em: 7 maio. 2024.