Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas

Autores

  • Suely Dulce de CASTILHO castilho.suely@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v22i50.1242

Palavras-chave:

Educação. Família. Quilombo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo desmistificara concepção que caracteriza as famílias negras,rurais ou de classes populares, pela incúria, pela anormalidade e pelo desinteresse em relação à educação escolar. Os resultados da pesquisa aqui apresentados revelam que as famílias pesquisadas conferem à escola a única possibilidade de seusfilhos/netos romperem com o ciclo de desqualificação social, profissional e econômica, dado que percebem ser essa a história que se vem repetindo, há várias gerações, em seu grupo familiar. Em razão disso, depositam na escolarização todaa esperança, investem de forma descomunal, dentro de suas possibilidades, e com os recursosde que dispõem, para garantir a escolarização deseus descendentes.

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Biografia do Autor

Suely Dulce de CASTILHO, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação/IE/UFMT, integrante do Grupo dePesquisa em Movimentos Sociais e Educação Popular/PPGE/UFMT. Doutora em Educação e Currículopela PUC/SP. Pesquisa financiada pelo CNPq. Endereço institucional: Universidade Federal de MatoGrosso, Av. Fernando Correia da Costa, 2.367, Boa Esperança, Cuiabá-MT, CEP: 78060-900.

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Publicado

2013-09-14

Como Citar

CASTILHO, S. D. de. Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 745–762, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i50.1242. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1242. Acesso em: 27 abr. 2024.