Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar

Autores

  • Luzia Aparecida de SOUZA luzia.souza@ufms.br
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://www.ufms.br
  • Antonio Vicente Marafioti GARNICA vgarnica@fc.unesp.br
    Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e dos Programas de Pós-graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru) e Educação Matemática (UNESP-Rio Claro), http://www.unesp.br

DOI:

10.29286/rep.v22i50.1241

Palavras-chave:

Metodologia de Pesquisa. História Oral. Arquivos Escolares. Infância. Velhice.

Resumo

Este artigo baseia-se em estudo sobre as dinâmicas escolares de um Grupo Escolar do interior do estado de São Paulo, e sua intenção principal é tematizar aspectos relativos à metodologia de pesquisa, à possibilidade de protocolos alternativos de investigação, seus limitantes e potencialidades. Ao articular entrevistas, documentos escritos, fotografias, jornais escolares e documentos pessoais – criou-se um protocolo investigativo multifacetado do qual aqui são ressaltados, de modo específico, o trabalho com arquivos escolares e aspectos próprios ao uso da história oral. Particularmente, ao tratar da história oral, surge uma breve discussão em torno dos conceitos de infância e velhice.

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Biografia do Autor

Luzia Aparecida de SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil. Endereço Profissional: UFMS, Caixa Postal 549, Departamento de Matemática, UFMS, CEP: 79070-900, Campo Grande/MS.

Antonio Vicente Marafioti GARNICA, Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e dos Programas de Pós-graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru) e Educação Matemática (UNESP-Rio Claro),

Professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e dos Programasde Pós-graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru) e Educação Matemática (UNESP-Rio Claro),Endereço Profissional: UNESP-Bauru, Avenida Luiz E. C. Coube s/n, Departamento de Matemática. CEP:17033-360, Bauru-SP. Telefone: (14) 31036086.

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Publicado

2013-09-14

Como Citar

SOUZA, L. A. de; GARNICA, A. V. M. Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 763–784, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i50.1241. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1241. Acesso em: 27 abr. 2024.