GEOGRAFIA DA INFÂNCIA, JUSTIÇA EXISTENCIAL E AMOROSIDADE ESPACIAL

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12405

Palavras-chave:

Infâncias, Diferenças Espaciais, Justiça Existencial, Amorosidade Espacial

Resumo

Esse artigo tem por objetivo abordar o espaço geográfico como um elemento essencial da vivência humana. Reconhece que, se não há vidas fora do tempo, não há vidas fora do espaço e os bebês e as crianças não são externas a esse processo, o que nos permite falar em geografias que envolvem a infância em sua pluralidade. Aporta-se na vivência espacial de bebês e crianças como uma de suas singulares formas de existir e, com isso, assinala por uma relação de amorosidade e de justiça, onde o espaço e suas diferenças sejam considerados.

Downloads

Biografia do Autor

Jader Janer Moreira LOPES, Universidade Federal Fluminense- UFF, Niterói, RJ

Graduado em Geografia. Doutor em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

BHABHA, H. K. O local da cultura. tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: A Teoria do Romance. Tradução Aurora Fornoni Bernardini et al. 7. São Paulo: HUCITEC, 2014.

DOSTOIEVSKAIA, A. G. Meu Marido Dostoievski. Tradução: Zoia Ribeiro Prestes. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

GERALDI, J. W. Os perigos do amor. In: Bakhtin em pesquisa: o III Encontro de estudos bakhtinianos. Revista ALEPH, ano XIII, n. 25, p. 1-11, maio 2016.

LOPES, J. J. M.; MELLO, M. B. de. “Tinha cebola desmaiada”: Bakhtin e o pesquisar com. In: Bakhtin em pesquisa: o III encontro de estudos bakhtinianos. Revista ALEPH, ano XIII, nº 25, p. 260-268, maio de 2016.

LOPES, J. J. M.; MELLO, M. B. de. Autorias Infantis: processos intermodais de criação In: ARAÚJO, Vania C. de. (org) Infâncias e Educação Infantil. Curitiba: CRV. 2107.

LOPES, J. J. M; FERNANDES, M. L. B. Geografia das Infâncias, Geografia dos bebês, das crianças e dos jovens e a Geografia dos cuidados: veredas de coetaneidade e da alteridade. In: LOPES, Jader Janer M; FERNANDES, Maria Lídia. B.; TEBET, Gabriela. Geografia das crianças, dos jovens e das famílias: temas, fronteiras e conexões. No prelo.

LOPES, J. J. M. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação, 2018.

MASSEY, D. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2008.

MELGAREJO, P. M. Pedagogías insumisas Movimientos político-pedagógicos y memorias colectivas de educaciones otras en América Latina. México: Juan Pablos Editor, 2015.

MELLO, M. B.; LOPES, J. J. M. Formação como movimento alteritário. In: MORAES, Jacqueline de Fátima dos S.; ARAÚJO, Mairce da S.; CARVALHO, José Ricardo (org.). Leitura e escrita na escola e na formação docente: experiências políticas e práticas. Curitiba, CRV, 2017.

QUEIROZ, R. Memorial de Maria Moura. São Paulo: Siciliano, 2002.

REGO, J. L. do. Meus Verdes Anos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300004. Acesso em: abr. 2021.

SOJA, Edward W. Geografias pós-modernas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

VALVERDE, O. Estudo regional da Zona da Mata de Minas Gerais. In: Revista Brasileira de Geografia, ano XX, n.1, jan./mar. 1958. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1958_v20_n1.pdf. Acesso em: abr. 2021.

SILVA, J. L. B. da; CARVALHO, J. do P. F. de. Entrevista com Jader Janer Moreira Lopes. Olhares: Revista do Departamento de Educacão da Unifesp, v. 2, n. 2, p. 301-334, 2014.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

MOREIRA LOPES, J. J. . GEOGRAFIA DA INFÂNCIA, JUSTIÇA EXISTENCIAL E AMOROSIDADE ESPACIAL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–13, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12405. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12405. Acesso em: 21 nov. 2024.