HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984

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DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.12404


Palavras-chave:

Pakaas-Novos, Educação, Religião, Resistência

Resumo

Este texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 42–67, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.12404. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404. Acesso em: 2 abr. 2025.