HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.12404

Palavras-chave:

Pakaas-Novos, Educação, Religião, Resistência

Resumo

Este texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias.

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Biografia do Autor

Josélia Gomes NEVES, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação Escolar. Professora na Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) - Mestrado em Educação Matemática.  Universidade Federal de Rondônia. Ji-Paraná-RO – Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1098108142638272. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2318-5397. E-mail: joseliagomesneves@gmail.com; joselia.neves@pq.cnpq.br

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

NEVES, J. G. HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 42–67, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.12404. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404. Acesso em: 20 abr. 2024.