A creche e a construção da cidadania de mulheres e crianças em Portugal

Autores

  • Regina Celia DIAS reginacdias@sapo.pt
    Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
  • José Alberto CORREIA correia@fpce.up.pt
    Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Maria de Fátima PEREIRA fpereira@fpce.up.pt
    Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

10.29286/rep.v22i50.1237

Palavras-chave:

Ideologia da Maternidade. Educação de Infância. Creche. Cidadania.

Resumo

O texto apresenta os primeiros resultados da investigação realizada no âmbito do meu doutoramento que considera que as profundas transformações ocorridas na sociedade portuguesa, sobretudo a partir da Revolução dos Cravos, em 1974, vêm produzindo mudanças nas conceções sobre a creche e as suas funções, nomeadamente ao permitir problematizar o papel da mulher na família e na sociedade e avaliar as alternativas ao cuidado materno e questionar o papel do Estado e da sociedade no reconhecimento do direito da criança pequena à educação, da mulher à igualdade de oportunidades e da família à partilha das responsabilidades na educação dos filhos.

Downloads

Biografia do Autor

Regina Celia DIAS, Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Doutoranda no Programa Doutoral em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciênciasda Educação da Universidade do Porto. Rua Dr. Manuel Pereira da Silva – 4200-392 - Porto.

José Alberto CORREIA, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. RuaDr. Manuel Pereira da Silva – 4200-392 - Porto. E-mail:

Maria de Fátima PEREIRA, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Rua Dr.Manuel Pereira da Silva – 4200-392 - Porto.

Referências

ABOIM, Sofia. Vidas conjugais: do institucionalismo ao elogio da relação In: Mattoso , José; Almeida, Ana Nunes. História da Vida Privada em

Portugal. Os nossos dias. Porto, Círculo de Leitores, 2011. p. 80-111.

ARROYO, Miguel G. O significado da infância. In: Simpósio Nacional

de Educação Infantil 1., Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Ministério da

Educação, 1994. p. 88-92.

BAIRRÃO , Joaquim. A Evolução do Sistema Educativo Português e o Prodep. Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, 1997.

BONDIOLI, Anna; Mantovani , Susanna. Manual de Educação Infantil.

De 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CARDONA, Maria João. Para a História da Educação de Infância em

Portugal. O discurso oficial (1834-1990). Porto: Porto Editora, 1997.

CORREIA, José Alberto. As ideologias educativas em Portugal nos últimos 25 anos. Porto: Asa Editores, 2000. (Coleção Cadernos Pedagógicos).

CURY, Carlos R. J. A Educação Infantil como direito. Subsídios para

credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/Coedi, 1998, p. 9-15.

DAHLBERG, Gunilla; Moss, Peter; Pence, Alan. Qualidade na Educação

da Primeira Infância. Perspetivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DIAS, Regina Celia. O movimento de luta pró-creche de Belo Horizonte: a

prática social de mulheres na construção de identidades sociais e de uma nova cidadania. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1995.

EMILIANI, Francesca; MOLINARI, Luisa. Os comportamentos parentais

em relação à criança e à instituição. In: Bondioli, Anna; Mantovani ,

Susanna. (Org.). Manual de Educação Infantil. De 0 a 3 anos. 9. ed. Porto

Alegre: Artmed, 1998. p. 88-95.

FILGUEIRAS, Cristina. Práticas educativas no movimento popular a

experiência das mulheres do Bairro Industrial. 1986. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1986.

GHEDINI, Patrizia. Creches entre dinâmicas político-institucionais, legislativas,

sociais e culturais. In: Bondioli, Anna; Mantovani , Susanna (Org.).

Manual de Educação Infantil. De 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artmed,

, p.43-57.

GOHN, Maria da Glória. A força da periferia. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOMES, Joaquim F. A educação Infantil em Portugal. Coimbra: Almedina, 1977.

HADDAD, Lenira. Substituir ou compartilhar? O papel das instituições de

educação infantil no contexto da sociedade contemporânea. In: MACHADO, Maria Lucia de A. (Org.). Encontros e Desencontros em Educação Infantil.

São Paulo: Cortez Editora, 2002, p. 91-96.

JAMES, A.; PROUT, A. (Ed.). Constructing and Reconstructing Childhood

– Contemporany Issues in the Sociological Study of Childhood. Hampshire:

The Falmer Press, 1990.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A Educação Pré-escolar e os cuidados para

a infância em Portugal. Lisboa, Departamento da Educação Básica, 2000.

MONTENEGRO, Mirna (Org.). Educação de Infância e Intervenção

Comunitária. Setúbal: Instituto das Comunidades Educativas, 1997.

MUSATTI, Tulia. Modalidades e problemas do processo de socialização entre crianças na creche. In: Bondioli, Anna; Mantovani , Susanna (Org.).

Manual de Educação Infantil. De 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p.189-207.

PORTUGAL, Gabriela. Educação de bebés em creche – Perspetivas de Formação Teóricas e práticas. Infância e Educação. Investigação e Práticas. Revista do GEDEI, Porto, Porto Editora, n. 1, jan., p. 85-106, 2000.

SANTOS, Boaventura S. Pela mão de Alice. O social e o político na pósmodernidade. Porto: Edições Afrontamento, 1999.

______. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. 7. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2000.

SILVA , Isabel de Oliveira e. Profissionais da Educação Infantil. Formação de Identidades. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

______. Educação Infantil no coração da cidade. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

STOER, S. Educação, Estado e Desenvolvimento em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.

TELLES, Vera da Silva. Pobreza, Movimentos Sociais e Cultura Política:

notas sobre as difíceis relações entre pobreza, direitos e democracia. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais – ANPOCS, 17 – Caxambu, Anais...1993.

______. Direitos Sociais: afinal do que se trata? São Paulo: Biblioteca Virtual da USP, 1997.

VILARINHO, Maria Emília. Políticas de Educação pré-escolar em Portugal

(1977-1997). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2000.

WALL, Karin. A intervenção do Estado: políticas públicas de família In:

Mattoso, José; Almeida, Ana Nunes. História da Vida Privada em

Portugal. Os nossos dias. Porto: Círculo de Leitores, 2011. p. 340-374.

Downloads

Publicado

2013-09-13

Como Citar

DIAS, R. C.; CORREIA, J. A.; PEREIRA, M. de F. A creche e a construção da cidadania de mulheres e crianças em Portugal. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 665–685, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i50.1237. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1237. Acesso em: 25 nov. 2024.