ARTE E FOTOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12165

Palavras-chave:

Fotografia, Escola, Povos Indígenas, Pedagogia, Histórico-Crítica

Resumo

O presente artigo discute sobre arte e fotografia no contexto da escola indígena, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), reconhecendo a fotografia como uma forma de expressão artística capaz de despertar a criatividade, a criticidade e o desejo de ação sobre o mundo. As imagens fotográficas também são utilizadas pelos indígenas como estratégia na luta por direitos. O artigo apresenta um breve relato de uma experiência desenvolvida na Escola Itaty, localizada na Terra Indígena Guarani Morro dos Cavalos, na cidade de Palhoça - Santa Catarina, que teve como foco a construção de um acervo visual indígena.

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Biografia do Autor

Ana Paula Maciel Soukef MENDES, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas pela pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Maria Cristina da Rosa FONSECA DA SILVA, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais (PPGAV), atua também no mestrado e doutorado em Educação (PPGE) e no mestrado profissional de Artes (PROFARTES) da UDESC.

Maria Lucila HORN, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação (FAED/UDESC). Coordena o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA. Membro participante do GPEAI – CEART/UDESC. luhorn2@gmail.com.

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

MACIEL SOUKEF MENDES, A. P. . .; DA ROSA FONSECA DA SILVA, M. C. .; HORN, M. L. . ARTE E FOTOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12165. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12165. Acesso em: 25 nov. 2024.