ARTE E FOTOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12165


Palavras-chave:

Fotografia, Escola, Povos Indígenas, Pedagogia, Histórico-Crítica

Resumo

O presente artigo discute sobre arte e fotografia no contexto da escola indígena, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), reconhecendo a fotografia como uma forma de expressão artística capaz de despertar a criatividade, a criticidade e o desejo de ação sobre o mundo. As imagens fotográficas também são utilizadas pelos indígenas como estratégia na luta por direitos. O artigo apresenta um breve relato de uma experiência desenvolvida na Escola Itaty, localizada na Terra Indígena Guarani Morro dos Cavalos, na cidade de Palhoça - Santa Catarina, que teve como foco a construção de um acervo visual indígena.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Maciel Soukef MENDES, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Ciências Humanas pela pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

  • Maria Cristina da Rosa FONSECA DA SILVA, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais (PPGAV), atua também no mestrado e doutorado em Educação (PPGE) e no mestrado profissional de Artes (PROFARTES) da UDESC.

  • Maria Lucila HORN, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutoranda em Educação (FAED/UDESC). Coordena o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA. Membro participante do GPEAI – CEART/UDESC. luhorn2@gmail.com.

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

ARTE E FOTOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12165. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12165. Acesso em: 24 mar. 2025.