VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.11925

Palavras-chave:

Indústria cultural, Relação professor-aluno, Agressões virtuais, Cyberbullying

Resumo

Investigou-se, neste artigo, os motivos que conduziram os alunos do Ensino Médio a praticarem cyberbullying contra seus professores. Para tanto, realizou-se um levantamento de vídeos de imagens aviltantes de professores postados no YouTube. A análise se fundamentou nos pressupostos conceituais da Teoria Crítica da Sociedade. Após a seleção de três vídeos registrados em escolas brasileiras, conclui-se que os alunos se sentiram motivados a postar tais vídeos para que pudessem sadicamente humilhar seus professores e ser narcisicamente reconhecidos como produtores de vídeos “virais”, que são constante e maciçamente vistos, comentados e repostados nas redes sociais.

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Biografia do Autor

Camila Sandim de CASTRO, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2020), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2014) e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (2011). Professora da Rede Municipal de Ensino de Barroso/MG (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Tem experiência na área da Educação Física Escolar e na área da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria cultural, tecnologias digitais e educação, cyberbullying e formação cultural.

Antonio Álvaro Soares ZUIN, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig/Alemanha, Pós-Doutor em Psicologia da Educação pela Universidade de York/Inglaterra, Pós-Doutor em Sociologia da Educação pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe/Alemanha. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil. Pesquisador CNPq 1B, Assessor FAPESP e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas “Teoria Crítica e Educação”.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

CASTRO, C. S. de; ZUIN, A. Álvaro S. VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 545–568, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.11925. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11925. Acesso em: 4 maio. 2024.