A PROFESSORA CECÍLIA MEIRELES: EDUCAÇÃO E CIVILIDADE EM SUAS PUBLICAÇÕES DE 1930 A 1940

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.11855

Palavras-chave:

Educação, Educadora, Infância, Jornalismo

Resumo

Este artigo traz as contribuições dos estudos interdisciplinares entre a literatura, a história da educação e a sociologia figuracional de Norbert Elias. Temos como objetivo apresentar Cecília Meireles como normalista que contribuiu na formação de comportamentos ditos civilizados para crianças. Nossas fontes são as publicações do jornal Diário de Notícias, seção Página de Educação, coluna Comentário, de 1930 a 1940. Nelas, Cecília aponta os embates, críticas e disputas com intelectuais, governantes e responsáveis pelas diretrizes educacionais. O resultado dessas contribuições são frutos das estratégias de resistência da professora, jornalista, educadora e mulher à frente de seu tempo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubea Rodrigues XAVIER, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Diversidades e Inclusão: política, currículo e práticas pedagógicas e professora no curso de Pedagogia (UEMS).  Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador GPEPC/UFGD e Grupo de estudo e pesquisa em práticas pedagógicas escolares, trabalho docente e formação de professores para infâncias/GEPinfâncias/UEMS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0929086512880572. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5315-6074  E-mail: nubea.xavier@uems.br

Magda SARAT, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (PPGEdu Mestrado/Doutorado). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador/GPEPC e Bolsista Produtividade do CNPq (01). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4301531823989684. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9388-0902. Email: magdaoliveira@ufgd.edu.br

Referências

AVILA, M. O retrato na rua: memórias e modernidade na cidade planejada. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

AZEVEDO FILHO, L. A. Prefácio. Cecília Meireles: crônicas da educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, (v. I, II, III, IV), 2001.

CORREA, R. L. T. Política educacional, modelo pedagógico e trabalho do professor: um aspecto da história recente. In: LOMBARDI, J. C. & SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. (Orgs). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2005.

ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, (v. 1), 2011.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

ELIAS, N. Escritos e ensaios: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.

FALEIROS, V. P. Infância e processo político no Brasil. In: RIZZINI, I.;

PILOTTI, F. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.

FRIGOTTO, G. Escola pública na atualidade: lições da história. In: LOMBARDI, J. C.;

SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2005.

HARGREAVES, J. Norbert Elias: o sexo, o gênero e o corpo no processo civilizador. In:

RYCHTER, D.; DESCOUTURES, V.; DEVREUX, A. M.; VARIKAS, E. O gênero nas ciências sociais: releituras críticas de Max Weber a Bruno Latour. São Paulo: Ed. da Unesp, 2014.

LÔBO, Y. Cecília Meireles. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010.

MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. São Paulo, 2016.

MEIRELES, C. Cecília Meireles: crônicas da educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, (l. I, II, III, IV), 2001.

MEIRELES, C. Olhinhos de gato. São Paulo: Moderna, 1983.

PERES, E. Discurso pedagógico e práticas escolares: a trajetória de uma pesquisa histórica sobre escola pública primária gaúcha. In: MIGUEL, M. E. B.; CORRÊA, R. L. T. A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2005.

RAMANZINI, I. C. Paratopia criadora: Cecília Meireles, uma escritora atuante no cenário educacional. Revista L@el em (Dis-)curso. 6 (2), 2014.

SARAT, M. Meninas, mulheres e feminino: a educação e os modelos civilizados na infância. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 24, n. 48, p. 91-13 jul./dez., 2018.

YUNES, E. L. M.; BINGEMER, M. C. L. Adélia Prado, Hannah Arendt, Cecília Meireles, Teresa Ávila e Simone Weil: mulheres de palavra. São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2023-04-22

Como Citar

XAVIER, N. R.; SARAT, M. A PROFESSORA CECÍLIA MEIRELES: EDUCAÇÃO E CIVILIDADE EM SUAS PUBLICAÇÕES DE 1930 A 1940. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 159–182, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.11855. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11855. Acesso em: 2 maio. 2024.