Construindo a universidade que queremos

Autores

Resumo

Esta produção resulta da participação da autora no SemiEDU 2020: Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, subtema: Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Incorporam-se também alguns aspectos apresentados na XIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT), realizada em 2019. O propósito deste artigo consiste em evidenciar, a partir das referências consultadas, os enfrentamentos necessários para construir uma instituição pública que, corroendo a sua finalidade original, coloque as suas funções a serviço da promoção da população brasileira, em particular dos negros e de outros grupos socialmente deserdados. Percebe-se que há um processo em curso, perpassado pela necessidade de avançar em busca de novas conquistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iolanda de OLIVEIRA, UFF

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Professora do Programa de Educação sobre Negros e Indígenas na Sociedade Brasileira- Penesbi/UFF.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

OLIVEIRA, I. de . Construindo a universidade que queremos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11854. Acesso em: 23 set. 2021.