CONSTRUINDO A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11854

Resumo

Esta produção resulta da participação da autora no SemiEDU 2020: Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, subtema: Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Incorporam-se também alguns aspectos apresentados na XIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT), realizada em 2019. O propósito deste artigo consiste em evidenciar, a partir das referências consultadas, os enfrentamentos necessários para construir uma instituição pública que, corroendo a sua finalidade original, coloque as suas funções a serviço da promoção da população brasileira, em particular dos negros e de outros grupos socialmente deserdados. Percebe-se que há um processo em curso, perpassado pela necessidade de avançar em busca de novas conquistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iolanda de OLIVEIRA, UFF

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Professora do Programa de Educação sobre Negros e Indígenas na Sociedade Brasileira- Penesbi/UFF.

Referências

ALBERT, Verena; PEREIRA, Amilcar Araujo (Orgs.). Histórias do movimento negro no Brasil.Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2001.

BICUDO, Virgínia Leone. Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. Edição organizada por Marcos Chor Maio. São Paulo: Sociologia e Política, 2010.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: www.capes.gov.br.

CUNHA, Luiz Antonio. Que universidade? São Paulo: Cortez, 1989.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 1978. (v. 1-2).

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992.

______. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2008.

______. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2008.

IANNI, Otávio. A racialização do mundo. Tempo Social, São Paulo: USP,v. 8, n. 1, p. 1-23, maio 1996.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.Disponível em: www.inep.gov.br.

MOORE, Carlos. Racismo & sociedade:novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Relações entre a academia e a militância negra. In: Congresso Afro-brasileiro, 5. Anais... Salvador, 1997, p. 9.

______. Tensão e distensão entre pesquisadores brancos e universitários negros. Conferência de abertura do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Uberlândia, MG, 2018.

GONZAGA, Jonathan Dias. O protagonismo do negro no estudo das raças no Brasil. Resistência Revista: Revista do X COPENE – Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros,Uberlândia, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as; Universidade Federal de Uberlândia (UFU), p. 22-27,2018.

NOVAES, Adauto (Org.). O silêncio dos intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

OLIVEIRA, Iolanda de(Org.). Negritude e Universidade: evidenciando questões relacionadas ao ingresso e aos projetos curriculares. Rio de Janeiro/Niterói: FAPERJ/Alternativa, 2015.

OLIVEN, Arabela Campos. A marca da origem: comparando colleges norte-americanos e faculdades brasileiras. Cadernos de Pesquisa,São Paulo,v. 35, n. 125,p. 111-135, maio/ago. 2005.

SANTOS, Milton. O intelectual e a universidade independente. Revista USP, São Paulo, n. 39, p.54-57, 1998.

______. O intelectual e o dever da crítica. São Paulo: Humanitas Publicações; FFLCH USP, 1998. (Série Eméritos 1).

______. Da discriminação à consciência coletiva. Cadernos Cidadão, São Paulo, n. 9, p. 4, 1998.

______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Trajetórias do movimento negro e ação afirmativa no Brasil. In. MÜLLER, Tânia Mara Pedroso; OLIVEIRA, Iolanda (Orgs.). Cadernos Penesb,n. 10. Rio de Janeiro/Niterói: EdUFF, 2008/2010, p.117-138.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

VEIGA-NETO, Alfredo. É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação [online], Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p.267-282, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a02.pdf

Publicado

2021-08-09

Como Citar

OLIVEIRA, I. de . CONSTRUINDO A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–15, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11854. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11854. Acesso em: 5 nov. 2024.