CONSTRUINDO A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11854


Resumo

Esta produção resulta da participação da autora no SemiEDU 2020: Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, subtema: Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Incorporam-se também alguns aspectos apresentados na XIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT), realizada em 2019. O propósito deste artigo consiste em evidenciar, a partir das referências consultadas, os enfrentamentos necessários para construir uma instituição pública que, corroendo a sua finalidade original, coloque as suas funções a serviço da promoção da população brasileira, em particular dos negros e de outros grupos socialmente deserdados. Percebe-se que há um processo em curso, perpassado pela necessidade de avançar em busca de novas conquistas.

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Biografia do Autor

  • Iolanda de OLIVEIRA, UFF

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Professora do Programa de Educação sobre Negros e Indígenas na Sociedade Brasileira- Penesbi/UFF.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

CONSTRUINDO A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–15, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11854. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11854. Acesso em: 13 abr. 2025.