FRACASSO, EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR DE PESSOAS TRANS: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS
DOI:
10.29286/rep.v30ijan/dez.11840Palavras-chave:
Transmasculinidades, Transfeminilidades, ExclusãoResumo
Este estudo analisa e contextualiza cenas de fracasso escolar vivenciadas por homens e mulheres trans na Educação Básica do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sustenta-se na análise do discurso e na correlação de fontes bibliográficas, documentais e empíricas, portanto, numa perspectiva qualitativa de investigação ancorada teoricamente nas teorias pós-críticas. Concluiu-se que há uma série de tecnologias das quais a escola se apropria no sentido de “normalizar” os corpos que escapam da norma cis/heterossexual e que como resultado, produzem a repetência, o abandono e a evasão escolar.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. N. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. 2012. 279f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em em Educação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza: 2012.
BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. In: Text & Talk, v.28, n.3, 2008.
BENTO, B. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: EDUFBA, 2017.
BOHM, A. M. Os “monstros” e a escola: identidade e escolaridade de sujeitos travestis. 2009. 103f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2009.
BORBA, R. A linguagem importa? Sobre performance, performatividade e peregrinações conceituais. Cadernos Pagu (43), julho-dezembro de 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010483332014000200441&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em 02 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF; MEC; CONSED; UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Propostas de Práticas de Implementação. 2019. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf Acesso em 27 maio 2020.
BRASIL. Orientação sexual. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade nacional e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. v. 10, p. 107-161.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 10 volumes.1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MECSEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 15-40.
ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
FONSECA, J. A. Planos de educação, discursos religiosos e “ideologia de gênero”: mapeando tensões nas redes sociais. Monografia. Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, Mi. Vigiar e punir. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
FURLANI, J. “Ideologia de Gênero”? Explicando as confusões teóricas presentes na cartilha. Versão Revisada 2016. Florianópolis: FAED, UDESC. Top afiliados Laboratório de Estudos de Gênero e Família, 2016.
FRANCO, N. Entre as fronteiras do gênero e das sexualidades: professoras travestis, transexuais e transgêneros brasileiras. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. 141p.
JAFFE, A. Indexicality, stance and fields in sociolinguistics. In: COUPLAND, N. Sociolinguistics: theoretical debates. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
JUNQUEIRA, R. D. Pedagogia do Armário: a normatividade em ação. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-498, jul./dez. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/neilf/AppData/Local/Temp/320-1179-1-PB.pdf Acesso em 15 maio 2019.
LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade - O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 43-53.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
LANZ, L. O corpo da roupa: a pessoa transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas de gênero. 342 f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Gradução em Sociologia. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria Queer. Belo Horizonte: América, 2004. p. 90.
MELO, G. C. V. de; MOITA LOPES, L. P. You’re a beautiful light brown-skinned woman: the textual trajectory of a compliment that hurts. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 54. p. 53-78, 2015.
SHIRASU, M. R.; ARRAES, R. de A. Determinantes da Evasão e da Repetência Escolar no Ensino Médio do Ceará. Rev. Econ. NE, Fortaleza, v. 46, n. 4, p. 117-136, out/dez., 2015 Disponível em: https://www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/artigoRenPDF.aspx?cd_artigo_ren=1642. Acesso em 21 Nov. 2018.
MARQUES, L. P. Cotidiano escolar e diferenças. Revista Educação em Foco. Juiz de Fora, v. 17, n. 1, p. 101-117, mar. / jun. 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/10/Cotidiano-escolar-e-diferen%C3%A7as.pdf. Acesso em 20 Nov. 2018.
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: UFOP, 2012. 82 p.
NASCIMENTO, M. L.; CHIARADIA, C. de F. A retirada da orientação sexual do currículo escolar: regulações da vida. SisyphusJournal of education, vol. 5, issue 01, 2017, pp. 101 – 116.
OLIVEIRA, A. J. de; SALVADOR, N. R. C. Currículo, Educação Física e BNCC: onde está Wally, o gênero e a sexualidade. Revista de Estudos Interdisciplinares. v.2, n. 3, maio/junho 2020. ISSN: 2674-8703.
PARAÍSO, M. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 283-303, Ago. 2004 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em 11 Fev. 2021.
PELÚCIO, L. O Cu (de) Preciado – estratégias cucarachas para não higienizar o queer no Brasil. Iberic@l, Revue d’études ibériques et ibéro-américaines, 2016. Disponível em:<http://iberical.paris-sorbonne.fr/wp-content/uploads/2016/05/Pages-from-Iberic@l-no9-printemps-2016-12.pdf> Acesso em 21 de Março de 2019.
PERES, W. Cenas de exclusões anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. In: JUNQUEIRA, R. D. Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 235-264.
PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, 96 p.
TORRES, M. A.; PRADO, M. A. Professoras Transexuais e Travestis no Contexto Escolar: entre estabelecidos e outsiders. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 201-220, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n1/v39n1a12.pdf> Acesso em: nov. 2018.
WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma revisão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
WORTHAM, S.; REYES, A. Discourse Analysis beyond the speech event. London: Routledge, 2015.
WORTHAM, S. Narratives in action: A strategy for research and analysis. New York: Teachers College Press, 2001.