FRACASSO, EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR DE PESSOAS TRANS: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11840

Palavras-chave:

Transmasculinidades, Transfeminilidades, Exclusão

Resumo

Este estudo analisa e contextualiza cenas de fracasso escolar vivenciadas por homens e mulheres trans na Educação Básica do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sustenta-se na análise do discurso e na correlação de fontes bibliográficas, documentais e empíricas, portanto, numa perspectiva qualitativa de investigação ancorada teoricamente nas teorias pós-críticas. Concluiu-se que há uma série de tecnologias das quais a escola se apropria no sentido de “normalizar” os corpos que escapam da norma cis/heterossexual e que como resultado, produzem a repetência, o abandono e a evasão escolar.

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Biografia do Autor

Nayara Cunha SALVADOR, SEEDUC-RJ

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Culturas e Diferença (GPCD)/ UFJF. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Anderson José de OLIVEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Culturas e Diferença (GPCD)/ UFJF. Graduado em Educação Física e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Neil FRANCO, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Culturas e Diferença (GPCD)/ UFJF. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

CUNHA SALVADOR, N. .; DE OLIVEIRA, A. J. .; FRANCO, N. . FRACASSO, EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR DE PESSOAS TRANS: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–18, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11840. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11840. Acesso em: 5 nov. 2024.