A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11729

Resumo

Utilizando como eixo teórico autores indígenas e não indígenas que dialogam com os estudos da cultura e da pedagogia guarani, a pesquisa apresenta as percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul sobre a pedagogia guarani. Tendo como objeto de análise os relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola/MEC/SECADI, o trabalho demostrou que a pedagogia guarani é transmitida de maneira oral, possuindo elementos e modos próprios, apresentando reflexões sobre os conhecimentos tradicionais, autonomia e modo de ser que se fazem presentes entre os membros da comunidade e que circulam com as crianças na escola.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis VIEIRA, Universidade Católica Dom Bosco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/Campo Grande.

Aurieler Jaime de ABREU, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco/Campo Grande.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

VIEIRA, C. M. N. .; ABREU, A. J. de . A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–20, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11729. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729. Acesso em: 5 nov. 2024.