PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11450

Palavras-chave:

Infância, Governamento, Michael Foucault

Resumo

O texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane DOMINICO, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade de Maringá-UEM.

Aliandra Cristina Mesomo LIRA, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP.

Marta Furlan de OLIVEIRA, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade de Maringá - UEM.

Referências

ARAÚJO, I. L. Da “pedagogização” à educação: acerca de algumas contribuições de Foucault e Habermas para a filosofia da educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 7, p. 75-88, set./dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4885. Acesso em: 04 ago. 2020.

BUJES, M. I. E. Infância e maquinarias. 2001. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

CARVALHO, A. F. Por uma ontologia política da (d)eficiência no governo da infância. In: HAROLDO, Resende de. Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 25-48.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DREYFUS, H.; RABIONOW, P. L´étude de I’homme. Dossier Michel Foucault, Magazine Littéraire, 1984. p. 42-43.

FONSECA, M. A. da. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: EDUC, 2003.

FORQUIN, J-C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1977.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: o nascimento das prisões. 42.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GOLFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2013.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cad. De Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 41-59, jul. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14398.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.

MOURA, T. M. de. Foucault e a escola: disciplinar, examinar, fabricar. 2010. 95p. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiana.

TRISTÃO, C. D. Você viu que ele já está ficando de gatinhos? Educadoras de creches e desenvolvimento infantil. In. MARTINS FILHO, A. J. (org.). Criança pede respeito. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 27-62.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

VEIGA-NETO, A. Por que governar a infância? In: RESENDE, H. de (Org.). Michel Foucault. O governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 11- 24.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

DOMINICO, E. .; MESOMO LIRA, A. C.; FURLAN DE OLIVEIRA, M. . PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–20, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11450. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450. Acesso em: 18 abr. 2024.