REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11244

Palavras-chave:

Educação bancária, Habilidades e competências, Ensino de Ciências, Autoscopia

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese de doutorado em Ensino de Ciências que teve como objetivo investigar as relações entre as interações dialógicas professor-pesquisador e professor-aluno com dimensões estimadas e relevantes de “Repertórios Profissionais da Docência. Os dados empíricos foram produzidos a partir de sessões de autoscopia, por meio de seleção de episódios gravados, nas aulas de Biologia de uma professora da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados demostraram que, após reflexões sobre suas próprias práticas, a professora de Biologia demonstrou indícios de uma possível mudança de práticas pedagógicas que inicialmente caracterizavam serem pautadas em uma educação bancária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Endrigo Antunes MARTINS, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Bauru-SP. Professor de Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Jair LOPES JUNIOR, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, ambos na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Bauru-SP.

Referências

BOTOMÉ, S. P.; RIZZON, L. A. Medida de desempenho ou avaliação da aprendizagem em um processo de ensino: práticas usuais e possibilidades de renovação. Chronos, Caxias do Sul, v.30, n.1, p. 7-34, jan./jun. 1997.

BOTOMÉ, S. P. Análises de objetivos terminais: uma proposta de procedimento. In: CORTEGOSO, A. L.; COSER, D. (Org.) Elaboração de Programas de Ensino: Material Autoinstrutivo. São Carlos: Edufscar, 2011.

CASTRO, D. B. Concepções de professores sobre ensino e aprendizagem da geometria plana na educação de jovens e adultos dos CEJAS de Cuiabá/MT. Cuiabá, 2014, Dissertação (Mestrado). Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALLI, E. F. O diálogo em Paulo Freire: Uma análise a partir da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Esperança. São Carlos, 2015, Dissertação (Mestrado). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

HABERMAS, J. Racionalidade e Comunicação. Lisboa: Edições 70, 2002.

HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização social. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016a.

HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo II: sobre a crítica da razão funcionalista. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016b.

LOPES JUNIOR, J. Avaliação em larga escala como eixo de pesquisa realizada pela escola e pela pós-graduação: sobre as necessárias revisões e as urgentes prospecções. In: ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.; CARVALHO, W. L. P.; LOPES JUNIOR, J. (Org.) Formação de Professores, questões sociocientíficas e avaliação em larga escala. São Paulo: Escrituras, 2016.

LONGUI, A. J. Ação educativa e agir comunicativo. 1. ed. União da Vitória: Caçador, 2008.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, E.A. Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia: o estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Bauru, 2019. 269f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2019.

PIZARRO, M. V. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. Bauru, 2014, 360f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2014.

SADALLA, A. M. F. A; LAROCCA, P. Autoscopia: Um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, 419-433, 2004.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; biologia, ensino médio. São Paulo: SE, v. 2, 2014.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Matriz de avaliação processual: ciências, ciências da natureza. São Paulo. 2016.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

ANTUNES MARTINS, E. .; LOPES JUNIOR, J. REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–21, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11244. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244. Acesso em: 1 maio. 2024.