POLÍTICAS PÚBLICAS, PRODUÇÕES ACADÊMICAS E MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO: QUAL É O LUGAR OCUPADO PELOS PROFESSORES?
DOI:
10.29286/rep.v30ijan/dez.11162Palavras-chave:
Mestrados profissionais em educação, Políticas públicas, Produções acadêmicas, Profissionalização do ensinoResumo
Esse artigo promove uma discussão sobre o lugar ocupado pelos professores nas esferas políticas e acadêmicas e defende os Mestrados Profissionais em Educação (MPEs) como espaços de ressignificação da profissão. Respaldada em autores do campo da profissionalização do ensino e num estudo exploratório, a pesquisa estrutura-se, a partir da análise documental dos aparatos legais e, posteriormente, do levantamento do tipo estado da arte das produções na área. Os dados analisados revelam a permanência do tecnicismo nas políticas de formação e na proposição dos MPEs. Já as produções, anunciam perspectivas inovadoras, na efetivação dos programas, reconhecendo os professores como pesquisadores do campo profissional.
Downloads
Referências
AMBROSETTI, N. B.; CALIL, A. M. G. C. Contribuições do Mestrado Profissional em Educação para a formação docente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, RS, v. 24, n. 3, p.85-104, set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i3.7526. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7526. Acesso em: 03 set. 2020.
ANDRÉ, M.; PRINCEPE, L. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educação em revista, Curitiba, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017. DOI: 10.1590/0104-4060.49805. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002915142. Acesso em: 02 set. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 2/2015, de 09 de junho de 2015. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/30000-uncategorised/21123-2015-pareceres-do-conselho-pleno. Acesso em: 02 set. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 24, de 18 de dezembro de 2002. Altera a redação do parágrafo 4º do artigo 1º e o artigo 2º, da Resolução CNE/CES 1/2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78331-rces024-02-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 set. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. [Brasília, DF: Presidência da República, 2014.] Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 08 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer, nº 977, de 03 de dezembro de 1965. [Brasília: MEC, 1965]. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano nacional de pós-graduação: PNPG 2011-2020. [Brasília: CAPES, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Reuni: reestruturação e expansão das Universidades Federais (diretrizes gerais). Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001: homologado. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). [Brasília: MEC, 2019.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 04 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 02 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria normativa nº 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. [Brasília: MEC, 2019.]
BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria da Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica. Proposta para a Base Nacional Comum da Formação de Professores. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. [Brasília: Presidência da República, 2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/D6755impressao.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. [Brasília: Presidência da República, 2007]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11502.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
CAMPOS, M. A. T.; GUERIOS, E. Mestrado Profissional em Educação: reflexões acerca de uma experiência de formação à luz da autonomia e da profissionalidade docente. Educar em revista, Curitiba, n. 63, p. 35-51, jan./mar. 2017.
CUNHA, C. M.; AGRANIONIH, N. T. Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino - qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação Básica. Educar em revista, Curitiba, n.63, pp.119-135. ISSN 1984-0411.
DELORS, J. (org.) Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: MEC: UNESCO; São Paulo: Cortez, 1998.
DOURADO, L. F. A reforma do Estado e as políticas de formação de professores nos anos de 1990. In: DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (org.) Políticas Públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.
FIALHO, N. H.; HETKOWSKI, T. M. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 19-34, jan./mar. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49135. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49135. Acesso em: 07 set. 2020.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992. p. 63-78.
HARGREAVES, A. Four Ages of Professionalism and Professional Learning. Teachers and Teaching, London, v. 6, issue 2, 2000, p.151-182. DOI: https://doi.org/10.1080/713698714. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/713698714. Acesso em: 08 set. 2020.
NASCIMENTO, L. S. Os Mestrados Profissionais em Educação. 2019. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2019/tLUCIANE%20DA%20SILVA%20NASCIMENTO.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
NEVES, A. A. B. Portaria nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, 11. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.88. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/88. Acesso em: 02 set. 2020.
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019b. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019a. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402. Acesso em: 02 set. 2020.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97021999000100002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 01 set. 2020.
NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, v. 4, p.91-108, 1991.
ONOFRE, M. R. A experiência de pesquisa na formação básica e seu impacto na atuação docente na visão de profissionais do Ensino Fundamental I. 2006. Tese (Doutorado em Educação) -- Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.
PACITTI, M. F. Mestrado Profissional em Educação – Formação de Formadores (PUC-SP): contribuições para coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_408974f8d496f8a950c3c2080c4a6412. Acesso em: 01 set. 2020.
ROCHA, A. C. S. As influências do MPE no desenvolvimento profissional de seus egressos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Taubaté, São Paulo, 2018. Disponível em: https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mpe/a/Ana-Carolina-da-Silva-Rocha.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 09 set. 2020.
SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M.; COOK, S. M. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder: EDUSP, 1965.
SHIROMA, E. O.; MORAES, M.C. M.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, MASS, v. 57, issue 1, p.4-14, apr. 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Disponível em: https://hepgjournals.org/doi/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Acesso em: 01 set. 2020.
SOUZA NETO. S. CYRINO; M.; BORGES, C. O Estágio Curricular Supervisionado como Lócus Central da Profissionalização do Ensino. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), pp. 52-72. doi: 10.21814/rpe.13439.
TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, abr./ jun., 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302013000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 set. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p.5-24, jan./fev./mar./abr. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
TARDIF, M.; MOSCOSO, J. T. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.48, n.168, p.388-411, abr./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145271. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000200388&lng=es&tlng=es. Acesso em: 09 set. 2020.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, v. 4, p. 31-55, 1991.
TAVARES, P. D.V. B. Mestrado Profissional em Educação: histórico e tendências. 2017. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2017. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24323. Acesso em: 08 set. 2020.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, Santa Maria, RS, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442357. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 05 set. 2020.