Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações
DOI:
10.29286/rep.v29ijan/dez.10397Resumo
Sob a temática Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovações, esta edição especial da Revista de Educação Pública faz alusão à comemoração dos 300 anos da capital mato-grossense, ressaltando a cidade enquanto cenário de práticas educativas, no qual arquiteturas, instituições e práticas culturais sociais formam cidadãos em seus comportamentos, saberes, rituais e sonhos.
Cuiabá, como as demais cidades, serve de inspiração para refletimos sobre como são apropriados os movimentos de sociabilidade que acontecem entre seus “atores, relações sociais, personagens, grupos, classes práticas de interação e de oposição, ritos e festas, comportamentos e hábitos” (PESAVENTO, 2007, p. 13). Em um movimento entre espaço-tempo, na compreensão do passado e planejamento de um futuro, a cidade sempre está a explicar o seu presente, conforme sinaliza Pesavento (2007).
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Referências
GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação das políticas públicas de educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2020.
PESAVENTO, S. J. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882007000100002>. Acesso em: 15 abr. 2020.
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- 2021-02-01 (2)
- 2020-05-15 (1)