Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas
DOI:
10.29286/rep.v29ijan/dez.10127Palavras-chave:
Narrativas. Representações Sociais. Formação Docente.Resumo
Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é uma
narrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensar
alternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente.
Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius como
metáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade no
núcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempo
constitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, o
recurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docente
permitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promover
a ressignificação de práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire; TEIBEL, Érica Nayla Harrich. BINJE: A contação da narrativa como
suporte para a significação da pediatria. In: PASSEGGI, M. C.; FURLANETTO, E. C.; PALMA, R. C. D. (Org.).
Pesquisa (auto)biográfica, infâncias, escola e diálogos intergeracionais. Curitiba: CRV, 2016. v. 1, p. 247-
BROCKMEIER, Jens; HARRÉ, Rom. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo.
Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 525-535, 2003.
Bruner, Jerome. Atos de significação. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRUNER, Jerome. Actos de significado. Tradução de Vanda Prazeres. Lisboa: Edições 70, 2008.
Bruner, Jerome. Fabricando histórias: Direito, Literatura e Vida. Tradução de Fernando L. Cássio. São Paulo:
Letra e Voz, 2014.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As
representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
JODELET, Denise. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2005. 391 p.
JODELET, Denise. Representações sociais e mundos de vida. Tradução de Lilian Ulup. São Paulo:
Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPress, 2017.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Narrative, memory and social representations: a conversation between history and
social psychology. Integrative Psychological and Behavioural Science, n. 46, p. 440-456, 2012. DOI
1007/s12124-012-9217-8.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Uma abordagem sócio-genética do núcleo central das representações sociais: o
caso da esfera pública brasileira. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS, 12., 23 jul. 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. Conferência
ministrada.
JOVCHELOVITCH, S. Uma abordagem sociogenética do núcleo central das representações sociais: o caso da
esfera pública brasileira. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 29, jan./dez. 2020.
MARKOVÁ, Ivana. A mente dialógica. Senso comum e ética. Tradução de Lilian Ulup. São Paulo: Fundação
Carlos Chagas; Curitiba: PUCPress, 2017a.
MARKOVÁ, Ivana. A fabricação da teoria de representações sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.
, n. 163, p. 358-375, mar. 2017b. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000100358&lng=es&nrm=iso>. Acesso
em: 29 mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143760.
MOSCOVICI, Serge. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge. Préface. In: MONTEIL, Jean-Marc. Éduquer et former: Perspectives psycho-sociales.
Grenoble: PUG, 1997.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2012.
MOSCOVICI, Serge; NEMETH, Charlan Jeanne. Minority influence. In: NEMETH, Charlan Jeanne (Org.). Social
psychology: classic and contemporary integrations. Chicago: Rand McNally, 1974. p. 217-250.
NOVAES, Adelina. Por uma análise psicossocial do curso de direito. 2010. 248 f. Tese (Doutorado) –
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em:
<https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/15946/1/Adelina%20de%20Oliveira%20Novaes.pdf>. Acesso em: 31
mar. 2020.
NOVAES, Adelina. Subjetividade social docente: elementos para um debate sobre “políticas de
subjetividade”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p. 328-343, jun. 2015. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000200328&lng=en&nrm=iso>. Acesso
em: 29 mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143205.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Teoria das representações sociais e narrativa autobiográfica: Pensando
formas de pesquisa e intervenção. In: ENCONTRO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 5., 2003, Natal. Anais...
Natal: Cartgraf, 2003a. p. 9-16.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Representações sociais da escrita. Uma abordagem processual. In:
CARVALHO, Maria do Rosário de; PASSEGGI, Maria da Conceição; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés (Org.).
Representações Sociais. Mossoró, RN: Fundação Guimarães Duque, 2003b. p. 45-59.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Le ‘mémorial de formation’, parcours de vie et symbolisation du travail
biographique. In: DELORY-MOMBERGER, C. Christine; SOUZA, Elizeu Clementino. Parcours de vie,
apprentissage biographique et formation. Paris: Téraèdre, 2009. p. 49-62.
PASSEGGI, Maria da Conceição; NOVAES, Adelina. Núcleo central e narrativa: entre permanência e mudança
das representações sociais do fazer docente. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz
da; BÔAS, Lúcia Villas. (Org.). Pesquisa (Auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV,
v. 1, p. 223-234.
SEIDMANN, Susana. Teoría de las representaciones sociales y el empleo de las narrativas en niños. In:
PASSEGGI, Maria da Conceição; FURLANETTO, Ecleide Cunico; PALMA, Rute Cristina Domingos da (Org.).
Pesquisa (auto)biográfica, infâncias, escola e diálogos intergeracionais. Curitiba: CRV, 2016. v. 1, p. 235-
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes,