Usos e significados da recreação na produção acadêmica

Autores

  • Giuliano Gomes de Assis PIMENTEL ggapimentel@uem.br
    Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Hani Zehdi Amine AWAD hani@hani.com.br
    Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário FAG

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.10062

Palavras-chave:

Recreação, Lúdico, Educação Corporal, Epistemologia

Resumo

Frente à lacuna sobre o significado da recreação no presente, nosso objetivo foi caracterizar a produção acadêmica sobre recreação no Brasil. Para tanto, realizamos revisão sistemática em torno dos usos da recreação. Os estudos enfocam o valor instrumental e positivado da recreação em relação à educação e à promoção da saúde. Em conclusão, a recreação vem sendo empregada como ferramenta para agenciar o lúdico em algum aspecto da vida: metodologia lúdica para alcançar determinado enfoque educativo ou terapêutico; rol de brincadeiras e jogos visando ao entretenimento; dispositivo de poder, para distração das massas.

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Biografia do Autor

Giuliano Gomes de Assis PIMENTEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente da graduação e pós-graduação stricto sensu do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, doutor e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, graduado em Educação Física e líder do Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM). 

Hani Zehdi Amine AWAD, Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário FAG

Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário FAG, doutorando na Universidade Estadual de Maringá, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e membro do Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM).

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

PIMENTEL, G. G. de A.; AWAD, H. Z. A. Usos e significados da recreação na produção acadêmica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.10062. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10062. Acesso em: 5 nov. 2024.