OS DESAFIOS DE UM CURRÍCULO AMPLIADO
AS LUTAS E MODALIDADES DE COMBATE NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM PALMAS-TO
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19240Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Lutas, Escola de Tempo Integral, CurrículoResumo
A formação e a educação integral dos estudantes são temas recorrentes no campo educacional. Nesse contexto, as Escolas de Tempo Integral surgem como uma abordagem para ampliar as oportunidades de aprendizado e vivências, estendendo o período escolar. Com a carga horária ampliada, tornou-se necessária a adequação dos currículos escolares. Na experiência de educação em tempo integral de Palmas-TO, o currículo dá grande ênfase à Educação Física e às diversas práticas corporais, destacando-se as Lutas, que foram elevadas ao status de componente curricular. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo contextualizar as Lutas como um componente curricular exclusivo do currículo integrado das Escolas Municipais de Tempo Integral de Palmas-TO, bem como os desafios de sua implementação dentro de uma carga horária ampliada. Para isso, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão de literatura do tipo narrativa, de cunho bibliográfico e documental. Conclui-se que as Lutas ocupam um lugar de reconhecimento, mas ainda enfrentam desafios na sua implementação, como lacunas na formação inicial dos professores, preconceitos relacionados à violência, falta de materiais e estrutura física adequada, além da carência de um documento normativo que sistematize e auxilie o trabalho docente.
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