A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATO DE VIVÊNCIA

Autores

  • Aline Cyntia Lima do Rosário aline.cldrosario@aluno.uepa.br
    Universidade do Estado do Pará
  • Rosângela Lima da Silva rosangela.silva@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0003-2000-4343
  • José Robertto Zaffalon Júnior jrzaffalon@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e18471


Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Educação Física Escolar, Formação Docente

Resumo

O programa de residência pedagógica é uma oportunidade valiosa para melhorar a formação inicial dos estudantes de licenciatura. Este relato tem como objetivo apresenta as experiências de uma estudante de licenciatura do curso educação física da Universidade Estadual do Pará (UEPA) – Campus IX, durante sua participação na escola municipal de ensino fundamental II em Altamira – PA, entre os anos de 2022 a 2024, onde os residentes foram responsáveis por elaborar e implementar intervenções pedagógicas com a orientação e o apoio do preceptor ao longo de sua participação. As experiências proporcionadas pelo programa desempenham um papel significativo na preparação dos residentes para o mercado de trabalho. Ao imergirem no cotidiano de um professor em uma escola, mesmo durante sua formação, os residentes têm a oportunidade de desenvolver uma compreensão mais abrangente e crítica do papel do docente e de todos os aspectos envolvidos no contexto escolar. Essa experiência prática não apenas amplia seus conhecimentos, mas também os instiga a refletir mais profundamente sobre os desafios e responsabilidades inerentes à profissão docente.

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Publicado

04-08-2025

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE VIVÊNCIA. (2025). Corpoconsciência, 29, e18471. https://doi.org/10.51283/rc.29.e18471