A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATO DE VIVÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e18471Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Educação Física Escolar, Formação DocenteResumo
O programa de residência pedagógica é uma oportunidade valiosa para melhorar a formação inicial dos estudantes de licenciatura. Este relato tem como objetivo apresenta as experiências de uma estudante de licenciatura do curso educação física da Universidade Estadual do Pará (UEPA) – Campus IX, durante sua participação na escola municipal de ensino fundamental II em Altamira – PA, entre os anos de 2022 a 2024, onde os residentes foram responsáveis por elaborar e implementar intervenções pedagógicas com a orientação e o apoio do preceptor ao longo de sua participação. As experiências proporcionadas pelo programa desempenham um papel significativo na preparação dos residentes para o mercado de trabalho. Ao imergirem no cotidiano de um professor em uma escola, mesmo durante sua formação, os residentes têm a oportunidade de desenvolver uma compreensão mais abrangente e crítica do papel do docente e de todos os aspectos envolvidos no contexto escolar. Essa experiência prática não apenas amplia seus conhecimentos, mas também os instiga a refletir mais profundamente sobre os desafios e responsabilidades inerentes à profissão docente.
Referências
BRASIL. Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília, DF: Secretaria Geral da Presidência da República, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n° 6 de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 243, p. 48, 19 dez. 2018b.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES 24/2022 que dispõe sobre o Programa da Residência Pedagógica. Brasília, DF: Capes, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.
BUSS, Cristiano; MACKEDANZ, Luiz. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, v. 14, n. 3, p. 122-131, 2017.
MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 3, p. 497-511, 2011.
MONTEIRO, Rui Anderson Costa et al. A influência na prática pedagógica e na motivação profissional dos professores de educação física por meio do programa residência pedagógica: a relação entre alunos residentes e professores preceptores. Revista diálogos em educação, v. 1, n. 1, p. 168-182, 2020.
NASCIMENTO, Karoline Araújo; SILVA, Ennio Willian Lima. As principais dificuldades do estágio supervisionado no curso de licenciatura em computação e a sua relação com a formação docente. Brazilian journal of development, v. 5, n. 12, p. 30017-30027, 2019.
CARVALHO, Antonia Dalva França; MELO, Raimunda Alves; OLIVEIRA, Luisa Xavier de. A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí. Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, v. 13, n. 25, p. 123-136, 2020.
ROCHA, Aristeu Castilhos da; POZZEBON, Maria Catharina Lima. Reflexões sobre a práxis: as vivências no estágio supervisionado em história. História & ensino, v. 19, n. 1, p. 71-98, 2013.
SALES, Ricardo. Moura. Teoria e prática da educação física escolar. São Paulo: Ícone, 2010.
SOUZA NETO, Samuel de; BENITES, Larissa. Os desafios da prática na formação inicial docente: experiência da educação física da Unesp de rio claro. Cadernos de educação, v. 2, n. 46, p. 1-22, 2013.
SOUSA, Leandro Araujo de et al. Experiências avaliativas na formação inicial de professores de educação física: a perspectiva dos estudantes do “Programa Residência Pedagógica”. Educación física y ciencia, v. 26, n. 1, p. 1-14, 2024.
VENÂNCIO, Luciana; DARIDO, Suraya Cristina. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, p. 97-109, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).