LA CONTRIBUCIÓN DE LA RESIDENCIA PEDAGÓGICA EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN EDUCACIÓN FÍSICA
RELATO DE EXPERIENCIA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e18471Palabras clave:
Programa de Residencia Pedagógica, Educación Física Escolar, Formación DocenteResumen
El programa de Residencia Pedagógica es una oportunidad valiosa para mejorar la formación inicial de los estudiantes de licenciatura. Este informe tiene como objetivo presentar las experiencias de una estudiante de licenciatura en educación física de la Universidad Estatal de Pará (UEPA) – Campus IX, durante su participación en la escuela primaria en Altamira – PA, entre los años 2022 y 2024, donde los residentes fueron responsables de diseñar e implementar intervenciones pedagógicas con la orientación y apoyo del preceptor a lo largo de su participación. Las experiencias proporcionadas por el programa desempeñan un papel significativo en la preparación de los residentes para el mercado laboral. Al sumergirse en la vida cotidiana de un profesor en una escuela, incluso durante su formación, los residentes tienen la oportunidad de desarrollar una comprensión más amplia y crítica del rol docente y de todos los aspectos involucrados en el contexto escolar. Esta experiencia práctica no solo amplía sus conocimientos, sino que también los impulsa a reflexionar más profundamente sobre los desafíos y responsabilidades inherentes a la profesión docente.
Referencias
BRASIL. Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília, DF: Secretaria Geral da Presidência da República, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n° 6 de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 243, p. 48, 19 dez. 2018b.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES 24/2022 que dispõe sobre o Programa da Residência Pedagógica. Brasília, DF: Capes, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.
BUSS, Cristiano; MACKEDANZ, Luiz. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, v. 14, n. 3, p. 122-131, 2017.
MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 3, p. 497-511, 2011.
MONTEIRO, Rui Anderson Costa et al. A influência na prática pedagógica e na motivação profissional dos professores de educação física por meio do programa residência pedagógica: a relação entre alunos residentes e professores preceptores. Revista diálogos em educação, v. 1, n. 1, p. 168-182, 2020.
NASCIMENTO, Karoline Araújo; SILVA, Ennio Willian Lima. As principais dificuldades do estágio supervisionado no curso de licenciatura em computação e a sua relação com a formação docente. Brazilian journal of development, v. 5, n. 12, p. 30017-30027, 2019.
CARVALHO, Antonia Dalva França; MELO, Raimunda Alves; OLIVEIRA, Luisa Xavier de. A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí. Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, v. 13, n. 25, p. 123-136, 2020.
ROCHA, Aristeu Castilhos da; POZZEBON, Maria Catharina Lima. Reflexões sobre a práxis: as vivências no estágio supervisionado em história. História & ensino, v. 19, n. 1, p. 71-98, 2013.
SALES, Ricardo. Moura. Teoria e prática da educação física escolar. São Paulo: Ícone, 2010.
SOUZA NETO, Samuel de; BENITES, Larissa. Os desafios da prática na formação inicial docente: experiência da educação física da Unesp de rio claro. Cadernos de educação, v. 2, n. 46, p. 1-22, 2013.
SOUSA, Leandro Araujo de et al. Experiências avaliativas na formação inicial de professores de educação física: a perspectiva dos estudantes do “Programa Residência Pedagógica”. Educación física y ciencia, v. 26, n. 1, p. 1-14, 2024.
VENÂNCIO, Luciana; DARIDO, Suraya Cristina. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, p. 97-109, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 Corpoconsciência

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).