AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES ENTRE ONZE E QUATORZE ANOS
UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS
DOI:
10.51283/rc.28.e15353Palavras-chave:
Agilidade, Velocidade, Educação Física, Tapping Foot TestResumo
Dentre os fatores que podem influenciar o desempenho motor (DM), o sexo parece ser um dos mais preponderantes. No entanto, ainda não é claro sobre como isso afeta diferentes componentes do desempenho motor. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho motor de crianças e adolescentes entre os sexos. Os participantes foram submetidos aos testes de velocidade, agilidade, força de membros inferiores e coordenação, sendo 31 crianças entre onze e quatorze anos que participavam das aulas de educação física. Os resultados indicaram que os meninos obtiveram melhor desempenho nos testes: tapping bipodal (p=0.01), salto em distância (p=0.05), salto contra movimento (p=0.04), velocidade (p=0.05) e agilidade (p=0.01), mas desempenho similar no tapping unipodal. Grande parte dos alunos se encontram abaixo do desempenho esperado pela Proesp. Conclui-se que os meninos apresentam melhor desempenho comparado às meninas, que pode se dar pelo início da puberdade ou por fatores comportamentais como a motivação, participação e envolvimento nas aulas de educação física.
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