UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DE SOFTWARES EM PESQUISAS QUALITATIVAS: UM APARTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Lilian Cristina Gomes do Nascimento liliangomes@hotmail.com.br
  • Javier Tejero Perez jperez@upm.es
    Universidad Politécnica de Madrid
  • Mônica Cecília Santana Pereira monicasantanapereira@bol.com.br
    Doutora em Promoção de Saúde pela Unifran
  • Juliana Aparecida de Paula Schuller juliana_schuller@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Mato Grosso
  • Maria Georgina Marques Tonello gina@ginatonello.com.br
    Universidade de Franca

Keywords:

Pesquisa qualitativa. Tecnologia. Analise de dados.

Abstract

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com objetivo de verificar a frequência da utilização de softwares de pesquisa qualitativa, ademais conferir como o uso dos softwares mais frequentes foram empregados ao longo dos últimos anos e ainda verificar a utilização deles na área da Educação Física. Realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, de artigos publicados entre 2005 a 2015, acerca da utilização dos termos WebQDA, Atlas.ti, MaxQDA e Nvivo. Encontrou-se 2056 publicações que empregaram termos referentes a estes softwares, entre estas, o termo mais constante na literatura foi o Nvivo, o qual apareceu em um total de 1476 publicações. Ao verificar a utilização do termo mais citado na área de “Educação Física”, encontrou-se 16 trabalhos. Observou-se um crescimento na utilização desses recursos tecnológicos em pesquisas qualitativas ao longo dos últimos anos, apesar deles ainda serem pouco empregados, inclusive na área da Educação Física.

Author Biographies

  • Lilian Cristina Gomes do Nascimento
    Professora colaboradora do Programa Strictu Sensu em Promoção de Saúde da Universidade de Franca (Unifran). Bolsista Capes/CNPq de estágio Pós-Doc em Promoção da Saúde pela Unifran (2016-2017). Doutora em Promoção da Saúde (2016) pela Unifran. Bolsista Capes/CNPq de Doutorado Sanduíche no Exterior na Univesidad Politécnica de Madrid de setembro de 2015 a março de 2016. Mestre em Educação Física (2013) pela Pós Graduação de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Especialista em Intervención en el Medio Acuático y Natación para Personas con Discapacidad pela Universidad Politécnica de Madrid (2016). Bacharel em Fisioterapia (2011) pela UFTM.
  • Javier Tejero Perez, Universidad Politécnica de Madrid
    Docente da Universidd Politécnica de Madrid
  • Juliana Aparecida de Paula Schuller, Universidade Federal do Mato Grosso
    Docente da Universidade Federal do Mato Grosso, Doutoranda em Promoção de Saúde pela Unifran
  • Maria Georgina Marques Tonello, Universidade de Franca
    Professora  do Programa Strictu Sensu em Promoção de Saúde da Universidade de Franca (Unifran).

References

ALFREY, Laura; CALE, Lorraine; WEBB, Louisa. Physical education teachers' continuing professional development in health-related exercise. Physical education and sport pedagogy, v. 17, n. 5, p. 477-491, 2012.

ANDERSON, Claire. Presenting and evaluating qualitative research. American journal of pharmaceutical education, v. 74, n. 8, p. 1-7, 2010.

ANDRADE, Viviani Toraci Alonso. Política de comunicação científica em rede: repositórios institucionais como dispersão. Revista ibero-americana de ciência da informação, v. 7, n. 1, 2014.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

BOYLE, Spencer Earl; JONES, Georgina. L.; WALTERS, Stephen. J. Physical activity among adolescents and barriers to delivering physical education in Cornwall and Lancashire, UK: A qualitative study of heads of PE and heads of schools. BMC public health, v. 8, n. 1, p. 273, 2008.

BRASIL, 2013. Ministério da Educação. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez33.periodicos.capes.gov.br/index.php?mn=0&smn=0>.

BROWN, Seth Earl; MACDONALD, Doune. A lost opportunity? Vocational education in physical education. Physical education and sport pedagogy, v. 16, n. 4, p. 351-367, 2011.

CAMIRÉ, Martin; TRUDEL, Pierre. High school athletes’ perspectives on character development through sport participation. Physical education and sport pedagogy, v. 15, n. 2, p. 193-207, 2010.

CANALES-LACRUZ, Inma; TÁBOAS-PAIS, Maria Inés; REY-CAO, Ana. Deshibición, espontaneidad y codificación percibida por el alumnado de expresión corporal. Movimento, v. 19, n. 4, p.119‐140, 2013.

CANALES-LACRUZ, Inma.; REY-CAO, Ana. Diferencias de género percibidas por el alumnado en la interacción visual y táctil de las tareas de expresión corporal. Movimento, v. 20, n. 01, p. 169-192, 2014.

ÇELIK, Veli Onur. Physical education course and physical activities in Village Institutes: A case of Cifteler Village Institute. Pamukkale journal of sport sciences, v. 2, n. 2, p. 11-27, 2011.

COATES, Janine Kim. Teaching inclusively: are secondary physical education student teachers sufficiently prepared to teach in inclusive environments? Physical education and sport pedagogy, v. 17, n. 4, p. 349-365, 2012.

CORAL, Josep; ARRIBAS, Teresa Lleixà. Las tareas en el aprendizaje integrado de educación física y lengua extranjera (AICLE). Determinación de las características de las tareas mediante el análisis del diario de clase. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, n. 24, p. 79-84, 2013.

COSTA, Rosalina. (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS. Indagatio didactica, v. 5, n. 2, p. 1118-1127, 2013.

FARIAS, Gelcemar Oliveira e colaboradores. Competências profissionais em educação física: uma abordagem ao longo da carreira docente. Motriz, v. 18, n. 4, p. 656-666, 2012.

GILBERT, Linda S.; JACKSON, Kristi; DI GREGORIO, Silvana. Tools for analyzing qualitative data: The history and relevance of qualitative data analysis software. In: SPECTOR, J. M. e colcaboradores. Handbook of research on educational communications and technology. Springer: New York, 2014.

GOELLNER, Silvana Vilodre e colaboradores. Pesquisa qualitativa na educação física brasileira: marco teórico e modos de usar. Revista da educação física, v. 21, n. 3, p. 381-410, 2010.

GUIZZO, Bianca Salazar; KRZIMINSKI, Clarissa de Oliveira; OLIVEIRA, Dora Lúcia Leidens Côrrea de Oliveira. Software QSR NVIVO 2.0 na análise qualitativa de dados: ferramenta para a pesquisa em ciências humanas e da saúde. Revista gaúcha de enfermagem, v. 24, n. 1, p. 53-60, 2003.

KELLE, Udo. Capabilities for" Theory Building" and" Hypothesis Testing" in software for computer-aided qualitative data analysis. Data Archive Bulletin, v. 65, 1997.

LAGE, Maria. Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação. Educação temática digital, v. 12, n. 2, p. 42-58, 2011a.

LAGE, Maria Campos. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. Educação temática digital, n. 12, p. 198-226, 2011b.

LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Marcia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, n. 3, 701-715, 2013.

LOPES, Sandra Ferrão; VIEIRA, Rui Marques; MOREIRA, Antonio. WEBQDA na análise qualitativa de interações no contexto de uma oficina de formação de professores. Indagatio didactica, v. 5, n. 2, 2013.

LÓPEZ GUTIÉRREZ, Carlos J. e colaboradores. Establecimiento de conceptos básicos para una Educación Física saludable a través del Método Experto. Revista electrónica de investigación educativa, v. 13, n. 2, p. 22-40, 2011.

NIVEN, Ailsa; HENRETTY, Joan; FAWKNER, Samantha. ‘It’s too crowded’ A qualitative study of the physical environment factors that adolescent girls perceive to be important and influential on their PE experience. European physical education review, v. 20, n. 3, p. 335-348, 2014.

NVIVO 10, QSR International. Disponível em: <http://www.qsrinternational.com/products_nvivo.aspx>. Acesso em 15/10/2015.

PINHO, Isabel e colaboradores. Determinantes na adoção e recomendação de software de investigação qualitativa: um estudo exploratório. Internet latent corpus journal, v. 4, n. 2, p. 91-102, 2014.

RIVERO, Stuart e colaboradores. Conocimientos formativos básicos para una educación física saludable. Estudios pedagógicos, v. 38, n. 1, p. 197-214,2012.

SILVA, Ana Marcia e colaboradores. El proceso Bolonia y sus efectos en el campo de las ciencias de la actividad física y del deporte en España. Movimento, v. 20, n. 3, p. 1061-1082, 2014.

SILVA, Cinthia Lopes; VELOZO, Emerson Luís; RODRIGUES JÚNIOR, José Carlos. Pesquisa qualitativa em educação física: possibilidades de construção de conhecimento a partir do referencial cultural. Educação em revista, n. 48, p. 37-60, 2008.

SOUZA, Dayse Neri; SOUZA, Francislê Neri; COSTA, Antônio Pedro. Percepção dos utilizadores sobre o software de análise qualitativa webQDA. Comunicação & informação, v. 17, n. 2, p. 104-118, 2014.

SOUZA, Francislê Neri; COSTA, Antônio Pedro; MOREIRA, Antônio. “Análise de Dados Qualitativos Suportada pelo Software webQDA”. Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação: Perspetivas de Inovação, p. 49-56, Braga, Portugal, 2011a.

SOUZA, Francislê Neri; COSTA, Antônio Pedro; MOREIRA, Antônio. Questionamento no Processo de Análise de Dados Qualitativos com apoio do software WebQDA. EDUSER: revista de educação, v. 3, n. 1, p. 19-30, 2011b.

TEIXEIRA, Alex Niche; BECKER, Fernando. Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS. Sociologias, n. 5, p. 94-113, 2001.

VANDERCLEYEN, François, et al. Pre-service teachers in PE involved in an organizational critical incident: emotions, appraisal and coping strategies. Physical education and sport pedagogy, v. 19, n. 2, p. 164-178, 2014.

WALTER, Silvana Anita; BACH, Tatiana Marcela. Adeus papel, marca-textos, tesoura e cola: Inovando o processo de análise de conteúdo por meio do Atlas.ti. Administração: ensino e pesquisa, v. 16, n. 2, p. 275, 2015.

Published

2017-08-02

How to Cite

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DE SOFTWARES EM PESQUISAS QUALITATIVAS: UM APARTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. (2017). Corpoconsciência, 21(2), 25-35. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4943

Most read articles by the same author(s)