Ação pedagógica e o controle de condutas nas aulas de ballet clássico: a atenção e concentração como função psicológica superior em movimento
Palavras-chave:
Funções Psicológicas Superiores, Atenção, Ballet ClássicoResumo
O presente estudo tem como tema o desenvolvimento da atenção a partir da prática do ballet clássico e tem como objetivo investigar as ações pedagógicas que favorecem o domínio de condutas por meio da atenção voluntária de crianças entre 4 e 5 anos de idade como função psicológica superior em movimento. O estudo bibliográfico fundamenta-se no enfoque histórico-cultural dando-se ênfase ao desenvolvimento da função psicológica da atenção em crianças em idade pré-escolar. A partir da realização da pesquisa-ação viabilizada pela inserção de uma proposta pedagógica de 16 aulas realizada na forma de pesquisa descritiva, numa abordagem qualitativa, os dados empíricos foram obtidos a partir da análise de relatórios de observação não sistemática ao final de cada aula. Foram analisadas as ações pedagógicas e as condutas da professora pesquisadora e das bailarinas. A pesquisa evidencia o ballet clássico como uma possível atividade cultural contribuinte para o desenvolvimento da função psicológica superior da atenção e salienta as ações pedagógicas como o planejamento de aulas, o uso de instrumentos atrelados ao conteúdo necessário e de interesse ao aluno, a voz de comando do professor e o feed back como sendo indispensáveis para que o processo educacional ocorra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).