Ação pedagógica e o controle de condutas nas aulas de ballet clássico: a atenção e concentração como função psicológica superior em movimento

Autores

  • Andressa Belle Fusco andressa.fusco@email.com
    Fefisa
  • Maria Eliza Mattosinho Bernardes memberna@usp.br
    USP - Each

Palavras-chave:

Funções Psicológicas Superiores, Atenção, Ballet Clássico

Resumo

O presente estudo tem como tema o desenvolvimento da atenção a partir da prática do ballet clássico e tem como objetivo investigar as ações pedagógicas que favorecem o domínio de condutas por meio da atenção voluntária de crianças entre 4 e 5 anos de idade como função psicológica superior em movimento. O estudo bibliográfico fundamenta-se no enfoque histórico-cultural dando-se ênfase ao desenvolvimento da função psicológica da atenção em crianças em idade pré-escolar. A partir da realização da pesquisa-ação viabilizada pela inserção de uma proposta pedagógica de 16 aulas realizada na forma de pesquisa descritiva, numa abordagem qualitativa, os dados empíricos foram obtidos a partir da análise de relatórios de observação não sistemática ao final de cada aula. Foram analisadas as ações pedagógicas e as condutas da professora pesquisadora e das bailarinas. A pesquisa evidencia o ballet clássico como uma possível atividade cultural contribuinte para o desenvolvimento da função psicológica superior da atenção e salienta as ações pedagógicas como o planejamento de aulas, o uso de instrumentos atrelados ao conteúdo necessário e de interesse ao aluno, a voz de comando do professor e o feed back como sendo indispensáveis para que o processo educacional ocorra.

Downloads

Publicado

13-05-2010

Como Citar

Ação pedagógica e o controle de condutas nas aulas de ballet clássico: a atenção e concentração como função psicológica superior em movimento. (2010). Corpoconsciência, 11(2), 46-59. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3481