AS TDIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEMAT - CÁCERES
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20515Palavras-chave:
Educação Física, Formação de Professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Competências DigitaisResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se ferramentas essenciais no contexto educacional contemporâneo, exigindo dos professores novas competências e habilidades para adquirir, produzir e disseminar o conhecimento. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Educação Física da UNEMAT-Cáceres sobre as contribuições do curso para o uso das TDIC no processo de formação docente. Especificamente, buscou-se identificar se o curso tem fornecido condições para que os futuros professores ampliem e diversifiquem suas formas de interação com as TDIC no processo de ensino e aprendizagem, bem como analisar as contribuições da disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à Educação Física para o uso das TDIC. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, contou com a participação de 15 acadêmicos. Os resultados revelam que os participantes reconhecem o papel formativo das TDIC e consideram que o curso tem favorecido experiências pedagógicas inovadoras e diversificadas.
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