AS TDIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEMAT - CÁCERES

Autores

  • Taís Pinto de Miranda Oliveira do Nascimento taispmiranda@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Elaine Cristina Silva ecsacademico@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Francisca Franciely Veloso de Almeida francisca.almeida@unemat.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • João Victor Miranda Silva joao29miranda@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20515


Palavras-chave:

Educação Física, Formação de Professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Competências Digitais

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se ferramentas essenciais no contexto educacional contemporâneo, exigindo dos professores novas competências e habilidades para adquirir, produzir e disseminar o conhecimento. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Educação Física da UNEMAT-Cáceres sobre as contribuições do curso para o uso das TDIC no processo de formação docente. Especificamente, buscou-se identificar se o curso tem fornecido condições para que os futuros professores ampliem e diversifiquem suas formas de interação com as TDIC no processo de ensino e aprendizagem, bem como analisar as contribuições da disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à Educação Física para o uso das TDIC. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, contou com a participação de 15 acadêmicos. Os resultados revelam que os participantes reconhecem o papel formativo das TDIC e consideram que o curso tem favorecido experiências pedagógicas inovadoras e diversificadas.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

AS TDIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEMAT - CÁCERES. (2025). Corpoconsciência, 29, e20515. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20515