DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (TDIC) IN THE INITIAL TEACHER EDUCATION PROCESS OF PHYSICAL EDUCATION STUDENTS AT UNEMAT - CÁCERES
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20515Keywords:
Physical Education, Teacher Education, Digital Information and Communication Technologies, Digital CompetenciesAbstract
Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have become essential tools in the contemporary educational context, requiring teachers to develop new competencies and skills to acquire, produce, and disseminate knowledge. This study aimed to analyze the perceptions of Physical Education students from UNEMAT-Cáceres regarding the course contributions to the use of TDIC in the teacher education process. Specifically, it sought to identify whether the course has provided conditions for future teachers to expand and diversify their forms of interaction with TDIC in the teaching and learning process, as well as to analyze the contributions of the subject Information and Communication Technology Applied to Physical Education to the use of TDIC. The qualitative and descriptive research involved 15 students. The results reveal that participants recognize the formative role of TDIC and consider that the course has fostered innovative and diversified pedagogical experiences.
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília, DF, 2024.
FARIAS, Alison Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Utilização das TIC nas aulas de Educação Física escolar em unidades didáticas de atletismo e dança. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 43, p. 1-8, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri, SP, Atlas, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Barueri, SP, Atlas, 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MAGNAGO, Walaci et al. O desafio da formação de professores no século XXI: entre a escassez e a inovação tecnológica. Revista JRG de estudos acadêmicos, v. 8, n. 18, p. 1-9, 2025.
MATTIA, Maria Cláudia Maquêa Rocha. Formação continuada de professores: desafios para modificar as práticas pedagógicas com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2018. 247f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres, MT, 2018.
MATO GROSSO. Resolução nº 053/2013 – CONEPE. Aprova a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Universitário de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Cáceres, MT, 2013.
MATO GROSSO. Resolução nº 004/2023 – AD REFERENDUM DO CONEPE. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Câmpus Universitário de Cáceres “Jane Vanini”. Cáceres, MT, 2023.
MIRANDA, Guilherme Lobato; Limites e Possibilidades das TIC na educação. Sísifo, v. 3, p. 41-50, 2007.
OLIVEIRA, Janaina Pietro de et al. Usos das tecnologias da informação e da comunicação no Ensino Superior durante a pandemia da covid-19. Educação em revista, v. 40. p. 1-17, 2024.
PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. In: PONTE, João Pedro da. (Org.) A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: caderno de formação de professores. Porto, Portugal: Porto, 2002.
SILVA, Alzira Karla Araújo da; CORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho; LIMA, Izabel França de. O conhecimento e as tecnologias na sociedade da informação. Revista interamericana de bibliotecologia, v. 33, n. 1, p. 213-239, 2010.
SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos brasileiros de psicologia, v. 71, n. 2, p. 51-67. 2019.
TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a educação física nas escolas. Corpoconsciência, v. 20, n. 3, p. 68-76, 2017.
VAZ-REBELO, Piedade; PESSOA, Teresa; BARREIRA, Carlos. Ser professor universitário: estudo exploratório em torno de concepções e de práticas. Revista portuguesa de pedagogia, n. 44-1, p. 63-82, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).