AS DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ORIUNDAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20033Palavras-chave:
Educação Física, Dança, Cultura, Afro-BrasileiraResumo
O estudo tem como objetivo analisar como as danças afro-brasileiras estão sendo abordadas nas aulas de Educação Física, identificando as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores através da identificação das produções acadêmicas sobre intervenções pedagógicas com danças afro-brasileiras nas escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, tendo como fonte artigos mapeados nas plataformas SciELO, LILACS, Periódicos da CAPES e Google Acadêmico, recorrendo às palavras-chave: Educação Física and Dança and Cultura Afro-brasileira, reunindo 10 produções que passaram pela análise de conteúdo. A análise das produções revelou que embora haja avanços relevantes na abordagem das danças afro-brasileiras na Educação Física escolar, persistem desafios que dificultam sua consolidação efetiva no contexto educacional. Reconhecemos que essa inserção é um caminho possível para a construção de uma educação antirracista, contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas que rompam com padrões hegemônicos e promovam a inclusão e o reconhecimento das múltiplas identidades presentes em nossa sociedade.
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