AFRO-BRAZILIAN DANCES IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES
ANALYSIS OF THE PRODUCTIONS ARISING FROM PEDAGOGICALINTERVENTIONS IN THE SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20033Keywords:
Physical Education, Dance, Culture, Afro-Brazilian CultureAbstract
The study aims to analyze how Afro-Brazilian dances are being approached in Physical Education classes, identifying the pedagogical strategies used by teachers through the identification of academic productions on pedagogical interventions with Afro-Brazilian dances in schools. This is a qualitative research of bibliographic nature, based on articles mapped on the SciELO, LILACS, CAPES and Google Scholar platforms, using the keywords: Physical Education and Dance and Afro-Brazilian Culture, bringing together 10 productions that underwent content analysis. The analysis of the productions revealed that although there are relevant advances in the approach to Afro-Brazilian dances in school Physical Education, challenges persist that hinder their effective consolidation in the educational context. We recognize that this insertion is a possible path for the construction of an anti-racist education, contributing to the strengthening of pedagogical practices that break with hegemonic patterns and promote inclusion and recognition of the multiple identities present in our society.
References
BRASILEIRO, Livia. A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira. Pro-posições, v. 21, n. 3, p. 135-153, 2010.
BRASILEIRO, Lívia. Dança - educação física: (in)tensas relações. 2009. 223f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
BRAVALHERI, Rubens. Cultura africana numa perspectiva interdisciplinar: educação física na cultura corporal de movimento. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-22, 2020.
BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento. Souza Júnior, Marcílio. Educação física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife, PE: EDUPE, 2005.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COELHO, Márcio; MALDONADO, Daniel; BOSSLE, Fabiano. Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio: epifanias autoetnográficas da invisibilização do corpo negro e da negritude na BNCC da educação física. Dialogia, n. 49, p. 1-14, 2024.
FOGANHOLI, Claudia et al. História e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas aulas de educação física: relato dos encontros de um projeto de extensão. Temas em educação física escolar, v. 4, n. 2, p. 196-211, 2019.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
LIMA, Isabela; BRASILEIRO, Lívia Tenório. A cultura afro-brasileira e a educação física: um retrato da produção do conhecimento. Movimento, v. 26, p. 1-14, 2020.
LIMA, Isabela; SOUZA JUNIOR, Marcílio; BRASILEIRO, Lívia Tenório. A inserção de conteúdos afro-brasileiros nas aulas de Educação Física: um olhar pela prática pedagógica. Indagatio didactica, v. 12, n. 1, p. 71-87, 2020.
LIMA, Merieli Santos Atanazio da Silva. A importância da dança no processo ensino aprendizagem: a dança aprimorando as habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento. Monografias Brasil Escola. 2011. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-danca-no-processo-ensino-aprendizagem.htm>. Acesso em: 7 abr. 2025.
MARIA, Vanessa, AZEVEDO, Ivone. Dança na perspectiva da cultura corporal: da batalha do passinho à batalha do frevo. Temas em educação física escolar, v. 5, n. 1, p. 23-38, 2020.
MENEZES, et al. A contribuição da dança para o desenvolvimento do equilíbrio motor na infância: uma revisão integrativa. Research, society and development, v. 13, n. 11, p. 1-11, 2024.
NUNES, João; SOUSA, Cleber. As performances afro-brasileiras na cidade de Goiânia e suas implicações no ensino da educação física. Mosaico, v. 17, n. 1, p. 107-116, 2024.
OLIVEIRA, Janderson; NASCIMENTO, Letícia. Avaliação da cultura popular como conteúdo de ensino/aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista de Instrumentos, modelos e políticas em avaliação educacional, v. 5, p. 1-11, 2024.
SANTOS, Karolainy; BONA, Bruna; TORRIGLIA, Patrícia. A cultura afro-brasileira e a dança na educação física escolar. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 1-20, 2020.
SENA, Raul; ALMEIDA, Fernando; TONETO, Lívia. O samba enquanto cultura afro, a aplicação nas escolas perante a base nacional comum curricular: uma revisão narrativa. Educação física e suas interfaces: lazer, aventura e meio ambiente, v. 2, p. 61-73, 2022.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio; MELO, Marcelo; SANTIAGO, Maria. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar. Movimento, v. 16, n. 3, p. 29-47, 2010.
VALDERRAMAS, Caroline; HUNGER, Dagmar. As origens históricas do street dance: uma análise da literatura brasileira. Educación física y deportes, v. 11, n. 104, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).