VOZES QUE ECOAM NA RODA

MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA

Autores

  • Fernanda Assunção Pereira ferassuncaopereira@gmail.com
    Prefeitura de Vargem Grande Paulista

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20017


Palavras-chave:

Educação Antirracista, Educação Física, Infâncias, Mulheres Negras

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência do projeto Vozes que Ecoam na Roda, realizado na rede pública municipal de Vargem Grande Paulista (SP), com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades ocorreram no contexto das aulas de Educação Física, sendo aqui apresentado um recorte do trabalho desenvolvido com crianças do 1º ano do ensino fundamental. A proposta se ancora em uma prática político-pedagógica comprometida com a construção de uma educação antirracista, plural e emancipatória. A partir da escuta das crianças e da valorização de referências negras — com ênfase no protagonismo de mulheres que fizeram e fazem história —, as atividades mobilizam saberes, memórias e práticas enraizadas nas culturas afro-brasileiras e africanas. Tensionam-se, assim, os currículos eurocentrados e seus legados coloniais, abrindo caminhos para outras formas de ser, estar, ensinar e aprender. Fundamentado nos valores civilizatórios afro-brasileiros, o projeto reafirma a centralidade das infâncias nos processos formativos. Evidencia-se como narrativas, imagens e práticas plurais fortalecem a identidade, a autoestima e a dignidade de crianças negras, convocando também crianças não-negras ao reconhecimento e respeito às diferenças.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro Edições, 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro Edições, 2024.

MAYER, Isabel Santos. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro Edições, 2024.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2005.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e a classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs,). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Petronilha. Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2005.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores Civilizatórios afro-brasileiros e educação infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da; BRANDÃO, Ana Paula (Orgs.). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

Downloads

Publicado

04-08-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AFRORREFERÊNCIAS

Como Citar

VOZES QUE ECOAM NA RODA: MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA. (2025). Corpoconsciência, 29, e20017. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20017