OLIMPÍADA CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR NO CEARÁ

Autores

  • Adriano Barros Carneiro adriano.carneiro@ifce.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • José Airton de Freitas Pontes Junior jose.airton@uece.br
    Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19823


Palavras-chave:

Olimpíada Científica, Educação Física Escolar, Metodologias Ativas

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a proposta pedagógica da Olimpíada Científica de Educação Física para o ensino de Educação Física escolar no estado do Ceará. A metodologia da investigação teve leituras para embasamento teórico, pesquisa exploratória acerca da primeira edição da OCEF e análise do impacto da sua proposta pedagógica, mediada pelas tecnologias da informação e comunicação, no ensino de Educação Física escolar no estado do Ceará. A pesquisa permitiu concluir que a OCEF, além de incentivar nos participantes uma melhor compreensão das diversas manifestações da cultura do movimento humano e da relação entre exercício físico, saúde e qualidade de vida, pode contribuir para a conscientização da importância da Educação Física escolar e o desenvolvimento de metodologias educacionais mediadas pelas tecnologias, ampliando os processos de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar.

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Publicado

11-12-2025

Como Citar

OLIMPÍADA CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR NO CEARÁ. (2025). Corpoconsciência, 29, e19823. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19823

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