“ES UN CLÁSICO, LAS CHICAS PIDEN CUERDA”
ATO PERFORMATIVO E GÊNERO EN LOS PRIMEROS AÑOS DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL
DOI:

Palabras clave:
Género, Educación, Currículo de formação, Educación Física EscolarResumen
El artículo discute género en la educación básica en escuelas de Porto Alegre (Brasil). Metodológicamente, se trata de una investigación cualitativa, utilizando como instrumento la entrevista. El artículo discute género en la educación básica en escuelas de Porto Alegre (Brasil). Metodológicamente, se trata de una investigación cualitativa, utilizando como instrumento la entrevista. Se pudo comprender que en las clases de educación física existen diferencias entre niños y niñas. Cuando un niño rompe las expectativas de género, se produce extrañeza.
Referencias
Assis, Amanda Dória. Diferentes capacidades coordenativas ou diferentes experiências? In: FONSECA, Denise Grosso; BELMONTE, Roseli (Orgs.). A educação física nos anos iniciais. Porto Alegre, RS: Sulina, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9.394/96. Brasília, DF, 996.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista estudos feministas, v. 19, n. 2, p. 549-559, 2011.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos CEDES, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
Butler, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Performatividad, precariedad y políticas sexuales. Revista de antropología iberoamericana, v. 4, n. 3, p. 321-336, 2009.
BUTLER, Judith. Desfazendo gênero. São Paulo: Unesp, 2022
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. São Paulo: Elefante, 2017.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
GOELLNER, Silvana. Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes.; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário - a normatividade em ação. Retratos da escola, v. 7, n. 13, p. 481-498, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Orgs.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2012.
SÁ, André Luiz das Graças de. Decolonizando a cultura corporal: algumas reflexões e proposições. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-16, 2022.
SANTOS, Paulo Augusto Costa; SOUZA, André de Souza; BONFIM, Claudia Ramos de Souza. Educação Física escolar: contribuição para a superação do preconceito de gênero no esporte. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL: FEMINISMOS, IDENTIDADES DE GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2. Anais... Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2015.
SILVA, Leandro de Carvalho. Entre situações-limite e inéditos viáveis: problematizando as desigualdades de gênero nas aulas de educação física. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. SP, 2023.
SOARES, Carmen Lúcia. A influência do pensamento médico higienista na educação física no Brasil: 1850-1930. 1990. 256f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 1990.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
TRAVERSINI, Clarice; BALEM, Nair; COSTA, Zuleika. Que discursos pedagógicos escolares são validados por professores ao tratar de metodologias de ensino? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: PEDAGOGIAS (ENTRE) LUGARES E SABERES, 5. Anais... São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Corpoconsciência

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).