Sobre a Revista

A Revista CORPOCONSCIÊNCIA é uma publicação de fluxo contínuo da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – FEF/UFMT, Brasil, com avaliação peer-review e de acesso livre. Fundada em 1997 pela FEFISA – Faculdade de Educação Física de Santo André e, desde 2015 editada na UFMT, publica artigos sobre o movimento humano e sua interface com a Educação Física, Esporte e áreas afins.

 

A Revista CORPOCONSCIÊNCIA foi avaliada no QUALIS CAPES Periódicos e recebeu a menção B2.

ISSN: 2178-5945

 

A Revista Corpoconsciência agora está nas redes sociais.

Siga-nos para ampliarmos ainda mais o alcance de nossas publicações!

Logo Instagram – Logos PNG

@rev.corpoconsciencia

Notícias

Revista Corpoconsciência publica novos artigos

01-10-2025

A revista Corpoconsciência publica 6 novos artigos e 1 ensaio teórico

 

Navegue pelo nosso site e siga-nos no Instagram

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index

@rev.corpoconsciencia

 

Artigos

 

- Será que as pessoas estão preparadas para ser dirigidas por negros?": a ausência de pessoas negras nas comissões técnicas

- Mental health and disorders in elite sports coaches: a scoping review

- Associação entre o nível de atividade física pré-gestacional e o controle do peso corporal durante a gestação

- Karate para toda a vida: a metodologia de ensino do karate japonês

- Emoções na educação física escolar: uma revisão sistemática

- Fatores motivacionais para a prática da luta marajoara em eventos esportivos

 

Ensaio

- Educar para uma ética da revolta a partir da pedagogia do jogo

Saiba mais sobre Revista Corpoconsciência publica novos artigos

Edição Atual

Corpoconsciência, v. 29, suplemento 2, 2025
					Visualizar Corpoconsciência, v. 29, suplemento 2, 2025

Apresentação

 

Em 2024 o Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte (CONIPE) chegou à sua quarta edição, sendo realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, no Sesc Piracicaba, São Paulo. Organizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o CONIPE seguiu reunindo grandes nomes da Pedagogia do Esporte nacional e internacional, olhando para a prática a partir da teoria – e teorizando junto com a prática!

A partir de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, mini cursos, oficinas e muito diálogo, o evento promoveu diálogo e contribuiu em projetar novas possiblidades para uma Pedagogia do Esporte cada vez mais dinâmica, segura e mobilizadora do potencial humano no ensino, vivência, e treino do esporte nos mais variados cenários, e mais diversos públicos.

Visando fortalecer a comunidade científica e prática da Pedagogia do Esporte, os objetivos do CONIPE 2024 foram:

  • Disseminar conhecimentos produzidos na área de Pedagogia do Esporte;
  • Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, desenvolvimento de atletas, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte, a partir da Pedagogia do Esporte.
  • Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;
  • Contribuir com o desenvolvimento de pesquisadoras/es para a implementação de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação com linhas de Pedagogia do Esporte na Educação Física e Ciências do Esporte.
Publicado: 09-06-2025

Edição completa

Artigos

  • CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE

    Larissa Rafaela Galatti   Alcides José Scaglia   Yura Yuka Sato dos Santos   Chellsea Hortêncio Alcântara Silva   Gabriel Orenga Sandoval   Alberto Lobato Goes Junior  
    e19664
    10.51283/rc.29.e19664
    Visualizações do artigo: 324     PDF downloads: 273
    DOI: https://doi.org/10.51283/rc.29.e19664
Ver Todas as Edições