Revista Corpoconsciência publica novos artigos

11-12-2025

A revista Corpoconsciência publica 23 novos artigos e 1 ensaio teórico

 

Navegue pelo nosso site e siga-nos no Instagram

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index

@rev.corpoconsciencia

 

Artigos

 

- Dança e ginástica na Base Nacional Comum Curricular: possibilidades político-pedagógicas na educação física?

 

- O ensino da dança nas aulas de educação física escolar: um olhar sobre as dimensões do conteúdo

 

- Skateboarding: referencial técnico-tático para o processo de ensino, vivência e aprendizagem

 

- Olimpíada científica de educação física, metodologias ativas e o ensino do componente curricular no Ceará

 

- Análise da participação de homens e mulheres na etapa nacional dos jogos das instituições federais

 

- Dificuldades e potencialidade para o ensino da dança na educação física escolar brasileira: uma revisão integrativa

 

- Formação docente em educação física: um olhar para as significações sociais atribuídas ao estágio curricular supervisionado

 

- Entre disciplinas e silêncios: a (in)visibilidade de gênero nos currículos de educação física em Mato Grosso

 

- As práticas corporais de aventura: uma análise de similitude das percepções de docentes do Paraná

 

- A implementação do web currículo em práticas pedagógicas no ensino superior: a utilização de tecnologias digitais na construção dos jogos internos de educação física (JIEF)

 

- Pesquisa em didática na educação física: o experimento didático formativo em foco

 

- A formação de professores(as) de educação física: um olhar para a implementação da licenciatura e seu desenvolvimento nos institutos federais

 

- A educação física na educação infantil: desafios e possibilidades na implementação de um projeto de extensão universitária

 

- A educação física na percepção dos professores do 1º ciclo do ensino básico: um estudo qualitativo

 

- As TDIC no processo de formação inicial de professores de educação física da Unemat - Cáceres

 

- “Brincar de boi” na educação infantil: relato de experiência no estágio supervisionado em educação física

 

- O ensino de lutas e as “lutas” na educação física escolar: reflexões a partir de experiências do PIBID

 

- A produção de cadernos de docência e de narrativas na formação docente em educação física: a potência dos registros no “fazer estágio”

 

- A formação inicial de professores de educação física em contexto: tornando-se professora no programa residência pedagógica

 

- “Para completar a carga horária”: percepções e sentidos do ensino das lutas nas escolas de tempo integral de Palmas-TO

 

- O papel da formação inicial e continuada na sistematização de uma prática político-pedagógica crítica nas aulas de educação física com a tematização de lutas

 

- Corpo em transformação e a escola como advérbio de lugar: uma revisão sobre formação docente

 

- Não sou “faixa-preta”, e agora? uma proposta didática sistematizada para as lutas no ensino fundamental

 

 

Ensaio

- Educação física e letramento racial: o corpo negro como expressão de insurgência