DANÇA ENCANTADA E DE RESISTÊNCIA: (TRANS) SIGNIFICAÇÕES CORPORAIS NO TORÉM DOS ÍNDIOS TREMEMBÉ

Autores

  • Arliene Stephanie Menezes Pereira stephanie_ce@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.
  • Daniel Pinto Gomes danielpintogomes@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Palavras-chave:

Torém, Tremembé, Percepção, Corporeidade, Fenomenologia

Resumo

O presente estudo analisa a corporeidade adentrando a cultura indígena Tremembé, utilizando-se como referência metodológica a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty (1994). Traz-se então, como objetivo deste trabalho relatar o Torém dos Tremembé (mesmo que ainda de forma sucinta) numa denotação perceptiva e filosófica. O artigo toma como referência a tradição intercultural, a descolonização do imaginário, a estesia, a autopoiesis e a ecologia de saberes sobre as significações culturais, simbólicas e estéticas, que revelam a corporeidade na dança do Torém dos índios Tremembé, para uma abertura de saberes. A análise epistemológica da corporeidade e alteridade cultural também compõe partes do debate deste trabalho. Preservando-se espaços para descobertas de outros caminhos que podem ser percorridos e de saberes que possam influenciar os processos e resultados da futura pesquisa. O Torém é, então, descrito numa linguagem filosófica e sensível, relatando as experiências vividas e suas múltiplas significações.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, na linha de estudos sócio filosóficos sobre o corpo e o movimento humano. Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Graduada em Gestão desportiva e de lazer pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, campus FortalezaEspecialista em Arte-Educação e cultura Popular e Especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas. Docente do IFCE-campus Morada Nova. Líder do Corponexões: grupo de pesquisa em corpo, cultura e sociedade. Email:stephanie_ce@hotmail.com

Daniel Pinto Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFCE campus Fortaleza. Doutorando do programa de Pós-graduação em Educação brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestre em Educação brasileira pela UFC. Especialista em Cultura Folclórica aplicada pelo IFCE. Graduado em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Líder do grupo de pesquisa Educação Física, esporte e lazer do IFCE (GEPEFEL)- campus Canindé. Pesquisador-bolsista do Programa Rede CEDES do Ministério do Esporte. danielpintogomes@hotmail.com

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Pereira, A. S. M., & Gomes, D. P. (2018). DANÇA ENCANTADA E DE RESISTÊNCIA: (TRANS) SIGNIFICAÇÕES CORPORAIS NO TORÉM DOS ÍNDIOS TREMEMBÉ. Corpoconsciência, 22(1), 120–129. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5716

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